Em tempos de incerteza, pensar que o sobrenatural existe, e, apelar para certas forças para poder conhecer o futuro, é muito reconfortante. Penso que foi por isso que Maria Grazia Chiuri, a mente atrás da última coleção da Dior Haute Couture, construiu toda a coleção a partir das cartas de tarô criadas aqui em Milão. Ela fez uma conexão muito interessante também com o que Christian Dior vivenciou durante a Segunda Guerra Mundial, quando se apaixonou pelas cartas de tarô e adivinhação, que ele aliás consultou continuamente ao longo de sua vida.
Eu fui invadida por uma sensação maravilhosa quando vi o desfile online: os tarocchi, no qual ela se baseou, fazem parte da minha coleção (sim, os coleciono há mais de 20 anos). Tudo iniciou no Brasil, mas só virou paixão mesmo quando descobri que o tarô tinha sido criado aqui onde eu moro – Milão…
Na minha busca pelas cartas, encontrei o artesão Meneghello, e dele adquiri o número 375 dos 1.000 exemplares únicos no mundo, nos quais a Dior baseou a sua coleção deste ano. Foram projetados por Bonifacio Bembo para os duques de Milão em meados do século XV e este maço é algo que não se encontra similar no mundo inteiro, pela referência histórica e riqueza das suas lâminas… Meu tesouro!
PS.: Também conheci Alejandro Jodorowsky por causa desta paixão. O contatei para discutir os livros que ele escreveu sobre o assunto (o autor e cineasta é um dos maiores estudiosos de tarô do mundo), e quando ele ofereceu ler as cartas para mim…eu não pude dizer não! Isso aconteceu em um dia de primavera, em Paris, há muitos anos.
Deixo com vocês essas belas imagens da coleção de Dior, que vale a pena ser vista com um olhar profundo… Não estamos falando apenas de moda aqui… Fica a dica!
Quem escreve?:
Fah Maioli é Designer e Trend Analyst Italo-Brasileira.
www.fahmaioli.com
Pesquisa, analisa e compartilha tendências que influenciam o mundo do Consumo e sua motivação é compartilhar conhecimento. Cidadã do mundo, hoje vive entre Milão e Antibes, possui um Master in Gestione del Processo Creativo (IULM Milão), é expert em Trendsetting (IED Milão) e em Design de Produto (UCS Brasil), Filosofia & Psicologia e há mais de duas décadas atua nos mercados italiano, brasileiro e americano, atendendo grandes studios, universidades e empresas mundialmente conhecidas nas áreas da moda, design, beauty e gastronomia.
imagens @Dior
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