O desenvolvimento de políticas sociais de combate à violência contra a mulher, uniu a Secretaria da Mulher de Cuiabá e o Sine Municipal. Representantes das entidades reuniram-se para inserir no cadastro do Sine Municipal as mulheres assistidas pelo Espaço Acolhimento.
De acordo com a secretária municipal da Mulher, Luciana Zamproni, a inserção no mercado de trabalho é uma alternativa que livra a mulher do ciclo de violência doméstica, visto que um dos principais fatores para que as vítimas não procurem ajuda é a dependência financeira. “Muitas mulheres dizem que preferem não registrar ocorrências pela dependência dos companheiros, por eles serem pais de seus filhos e a única fonte de renda da casa. Se conseguirmos quebrar esse ciclo de dependência financeira, acabamos também com o ciclo de dependência da mulher em relação ao seu agressor.”
Segundo o diretor de Geração de Emprego e Renda de Cuiabá, Rafael Butareli, a busca pelo desenvolvimento de projetos e programas que incluam as mulheres vítimas de violência doméstica já vem acontecendo desde 2018 em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio dos CRAS. Ele destaca que o próximo passo é trabalhar em conjunto com a Secretaria da Mulher e fortalecer as políticas públicas, alcançando aquelas que vivem no ciclo de violência doméstica.
Deixe seu comentário