O Distrito Federal tem discutido o manejo integrado do fogo com o objetivo de diminuir a área atingida por incêndios florestais no período crítico da seca. O tema foi abordado em uma videoconferência realizada no canal do Instituto Brasília Ambiental no YouTube, dentro da programação do Webinário Junho Verde. A programação conta com videoconferências em todas as segundas-feiras deste mês, discutindo as políticas públicas ambientais do DF.
Na abertura do webinário, Sarney Filho, secretário do Meio Ambiente, destacou o trabalho com a autarquia ambiental. “A nossa atuação ocorre de forma coordenada e integrada, com a Sema [Secretaria do Meio Ambiente] voltada ao desenvolvimento e implementação de políticas públicas e o Brasília Ambiental sendo responsável pelo licenciamento, monitoramento e fiscalização das mesmas”, resumiu.
A Sema atua com o Plano de Prevenção e Combate ao Fogo (Ppcif). No ano passado, esse trabalho, realizado em conjunto com órgãos distritais e federais, foi responsável pela diminuição em 50% do total de áreas atingidas pelo fogo nas unidades de conservação (UCs) distritais. Segundo levantamento do Programa de Monitoramento de Áreas Queimadas nos Parque e UCs (Promaq), do Brasília Ambiental, até o início de outubro de 2020, foram registradas 243 ocorrências de incêndio florestais em uma área total de 1.688 hectares, em 45 parques e UCs. Em 2019, a área atingida até o final de setembro chegou a 3.172 hectares.
Deixe seu comentário