O prefeito Emanuel Pinheiro lançou na tarde da última segunda-feira (28), no auditório do Cenarium Rural, mais uma ação do programa Pra Frente Cuiabá. O Agro da Gente, que já vem realizando algumas atividades na zona rural da capital de Mato Grosso, como palestras de educação financeira e mapeamento das atividades produtivas, e vai levar qualificação técnica na produção do campo e incentivo ao desenvolvimento agroindustrial.
Na ocasião, foi anunciada também a parceria com o Instituto Mato-grossense de Economia e Agropecuária (IMEA) para mapeamento de toda cidade. A ação é executada pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e parceiros.
“A união de esforços é capaz de mudar realidades. A união dos pequenos se torna um grande produtor. As palavras do secretário Francisco Vuolo na abertura do evento demonstram o foco de uma gestão humanizada e que quer preparar Cuiabá para o futuro, promovendo o desenvolvimento em todos os setores. Se tudo não for possível de fazer em uma gestão, que se plante uma semente para ir construindo uma realidade. Nós temos que dar apoio para que aqueles que sabem produzir possam produzir, comercializar e isso não se faz sem a parceria, sem a soma de esforços e tendo a prefeitura como fomentador. E aí que entram esse parceiros, esse dispositivo seleto de grandes homens e mulheres preocupados com o desenvolvimento de Cuiabá e do estado. Quero parabenizar o secretário Vuolo por ter entendido o que era o Pra frente Cuiabá e todos que fazem esse programa acontecer”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.
Por Cuiabá ter a grande maioria de seu território pertencente à zona rural, o Executivo Municipal quer intensificar as ações voltadas à agricultura familiar e ao desenvolvimento de atividades agroindustriais, aproveitando todo o potencial natural e humano para elevar a qualidade de vida na Capital. Para auxiliar nesse mapeamento de potencialidades, a Prefeitura de Cuiabá vai contar com o apoio do IMEA, que venceu licitação para realização de diagnóstico produtivo da zona rural de Cuiabá.
“Este é um programa que visa a zona rural como um todo, estamos fazendo um levantamento para ter um diagnóstico de toda a região de Cuiabá, para saber quais são suas potencialidades, para formarmos vários núcleos de produção, corrigindo questões como de abastecimento de água, melhorias em unidades de processamento, tudo isso cumprindo a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro de se investir em pessoas, investir para que as famílias da região tenham maior sustentabilidade e para que elas tenham mais perspectiva de fixar a vida no campo, evitando o êxodo rural”, disse o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.
Dentre as ações que o Agro da Gente vai desenvolver estão: fortalecimento da agricultura familiar, qualificação técnica na produção do campo, incentivo à atividade da agroindústria, além de incentivo às cadeias produtivas do leite, peixe, frango e frutas, legumes e verduras.
Confira as cinco ações do programa Pra Frente Cuiabá:
– Sine da Gente: Implantação de uma unidade móvel que atuará nos bairros para atender a oferta e demanda de emprego por região.
– Enem Digital 5.0: Ensino no modelo híbrido; suporte técnico e personalizado; 2.000 alunos.
– Qualifica Cuiabá: Programa da Secretaria de Assistência Social, em parceria com SESI, SENAI, SEBRAE e FECOMÉRCIO; desenvolver as habilidades dos cidadãos para o fomento na geração de renda para família; preparar a mão-de-obra para o mercado de trabalho.
– Agro da Gente: Fortalecimento do apoio à agricultura familiar; qualificação técnica na produção do campo; incentivo à atividade da agroindústria; programa de incentivo para quatro cadeias produtivas: peixe, FLV (fruta, legume e verdura), frango e leite.
– Cuiabanco: Linha de Crédito para o pequeno empreendedor com juros zero; PAA – Programa de aquisição de alimentos.
Deixe seu comentário