Mesmo com um cenário adverso, em meio à pandemia, algumas empresas continuam olhando para o futuro e investindo em expansão, como é o caso da Lojas Colombo que acabou de adquirir a rede catarinense Feirão de Móveis, ratificando assim, a posição de maior rede de eletromóveis da Região Sul.
O Grupo Colombo, que alcançou faturamento de R$ 1,956 bilhão em 2020, resultado mais de 20% superior a 2019 soma agora à sua estrutura, com a aquisição da Feirão de Móveis , mais 70 lojas e o centro de distribuição (CD) de 24 mil metros quadrados em Palhoça/SC.
A aquisição faz parte da estratégia de consolidação de expansão física nos três Estados do Sul. “Ficaremos mais robustos, chegando a mais de 300 lojas, e aumentaremos a eficiência da logística e a agilidade na entrega dos produtos aos consumidores”, garante Eduardo Colombo, vice-presidente do Grupo Colombo.
“Queremos aumentar ainda mais nossa qualidade e agilidade na entrega nos mercados em que estamos fisicamente, ampliando para o Sudeste e o Nordeste do País por meio do e-commerce”, acrescenta o neto do fundador, Sr. Adelino, hoje com 90 anos.
Aos 39 anos, Eduardo coloca em prática uma gestão descentralizada e fundamentada na governança corporativa, na mente aberta e na quebra de paradigmas: “A pandemia aumentou o desafio da reinvenção. E o comprometimento do nosso pessoal fez com que, mais do que sobreviver, ainda nos fortalecêssemos na crise. A incorporação do Feirão de Móveis é o resultado do trabalho desta equipe ímpar, a quem externo minha gratidão.”
Em entrevista exclusiva para o Pluminews, Eduardo Colombo, que há 25 anos começava sua trajetória na Lojas Colombo como auxiliar de almoxarifado, fala um pouco mais da empresa e de seu futuro:
A Colombo está, cada vez mais, uma empresa nacional?
Eduardo Colombo – Sim, a partir do e-commerce. Tanto que há alguns meses começamos a operar o centro de distribuição em Serra, no Espírito Santo, com capacidade para atender a Região Sudeste. Fisicamente, nos mantemos firmes no propósito de fortalecimento na Região Sul. Tanto que este foi o objetivo da aquisição do Feirão de Móveis. Entendemos que este era o momento de dar atenção ao mundo físico também.
Em outras oportunidades, o senhor já destacou o quanto preza o crescimento orgânico.
EC – Muito. Inclusive, vamos abrir 17 novas lojas. A expansão inclui a Colombo Casa Pet, com, possivelmente, oito cidades no Rio Grande do Sul e quatro em Santa Catarina; e a Colombo Cred, com cinco localidades no Rio Grande do Sul.
E a área de tecnologia, tão vital em qualquer negócio?
EC – Tanto é que implementamos a Colombo Tech em 2020, o nosso mais novo braço. Já no final do ano passado, tínhamos desenvolvido soluções que, atualmente, servem a outros varejistas em nível nacional. Criamos para nós, porém a nossa experiência e o conhecimento do que é relevante ao varejo nos permitiu escalar.
Vivemos um período muito singular e agudo por causa da pandemia. O que tem sido mais marcante?
EC – O engajamento e o comprometimento da nossa equipe. Nós lidamos com pessoas, com relacionamento e empatia. No varejo, não tem outro jeito. E só nos fortalecemos mesmo dentro da pandemia por causa do nosso time.
Deixe seu comentário