Centenas de metros quadrados de tecido de polipropileno reciclado de cor azul prateado começaram a ser desdobrados, neste domingo (12), em um dos lados do Arco do Triunfo, dando início à etapa final da operação de embrulho do monumento parisiense, uma obra póstuma do artista Christo.
De 18 de setembro a 3 de outubro, o sonho de juventude do artista plástico búlgaro e de sua esposa, Jeanne-Claude, vai se tornar realidade: o monumento de 50 metros de altura será inteiramente coberto com 25 mil m² de tecido, amarrados por 3 mil metros de corda vermelha, como num pacote de presente.
Segundo dados da France Presse, os preparativos começaram no final de junho e continuam a todo vapor sob a direção de Vladimir Yavachev, sobrinho de Christo, com o apoio do Centro de Monumentos Nacionais da França.
“Será como um objeto vivo que ganhará vida com o vento e refletirá a luz”, explicou Christo ao apresentar seu projeto final, dois anos antes de sua morte.
Com um custo de 14 milhões de euros (R$ 86,7 milhões), o projeto é totalmente autofinanciado com a venda de obras originais de Christo: desenhos preparatórios, lembranças, maquetes e litografias.
Foto: Thomas Samson/AFP
Leave a Reply