A Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA), que realizou mais de 3 (três) mil atendimentos na capital a cachorros e gatos, em 2021. Dentre as ocorrências registradas estão: denúncias de diversas natureza (1.373); atropelamento (86); abandono (176); resgates (240); tratamento clínico (379); castração (719) e por fim, doação (54). Todas as ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável (SMADESS).
O cuidado aos animais é compromisso da gestão Emanuel Pinheiro que ao longo de cinco anos já aprovou inúmeras leis versando sobre a proteção aos bichinhos. No dia 11 de janeiro deste ano, o gestor anunciou punições mais severas aos agressores de animais, ao sancionar a Lei nº 6.746/22, que responsabiliza os infratores, após a identificação, a arcarem com as despesas veterinárias decorrentes da violência ocasionada contra os bichinhos.
Esta é a sétima normativa aprovada pelo prefeito desde que assumiu o Executivo Municipal, em prol da defesa da causa animal, que norteiam diferentes esferas, começando pela proteção até a circulação de veículo de tração animal em vias de perímetro urbano.
Com estimativa de mais 14 mil animais abandonados, Cuiabá mantém ainda um projeto de castração gratuita dos bichinhos, que iniciou mais uma fase no final do ano anterior, mais precisamente no bairro Residencial São Carlos. No local 50 procedimentos foram efetivados. A meta da diretoria é atuar no controle das espécies no município. Conforme o DBEA para 2022, a retomada das ações já constam no plano de ação, priorizando as regiões carentes.
Foto: Gustavo Duarte
Deixe seu comentário