Conheça Filipe Colombo, CEO da Anjo Tintas, empresa que se reinventou na pandemia

Pai de dois filhos e triatleta, empresário comanda a marca que está no mercado há mais de 30 anos e que acumula crescimento de 7% em meio à pandemia

Filipe Colombo CEO da Anjo Tintas

Filipe Colombo tinha 27 anos quando assumiu o cargo de CEO da Anjo Tintas, indústria de tintas no mercado há mais de 30 anos. Hoje, aos 34, ele comanda toda a empresa e mais de 400 colaboradores. Com sede em Criciúma, a Anjo tem mais de 6.400 clientes ativos e produtos que podem ser encontrados em todos os estados brasileiros em mais de 6.250 lojas de tintas, lojas de materiais de construção, entre outros. Até o momento, a Anjo Tintas acumula mais de 20% de crescimento neste ano. 

Filipe está por trás da reinvenção da empresa nesses últimos dois anos. Depois de conseguir autorização da Anvisa, a Anjo começou a produzir álcool em gel na fábrica apenas com o intuito de doar a hospitais e instituições que precisavam do produto, principalmente no início da pandemia no país. Com a circulação do produto, muitas pessoas passaram a procurar a marca para comprar o produto. Foi quando a produção, que antes era bem manual, foi ampliada e modernizada para atender em larga escala.

Toda crise é muito ruim, gera turbulência, mas toda crise tem oportunidades. Quando os problemas mudam, as soluções precisam ser diferentes. Como os problemas mudaram, nós precisamos identificar novos nichos de mercado para nos reinventar e continuar atendendo clientes e solucionando problemas do consumidor de forma diferente“, comenta.

O álcool em gel, líquido e em spray ainda representa pouco do volume de vendas, mas já ocupa pelo menos 2% da receita da empresa, que tem capacidade de produção de 120 milhões de litros de tintas, solventes e complementos por ano e 100 mil litros de álcool 70% por mês.

Formado em Administração com ênfase em Marketing e com MBA cursado nos EUA, China e Dubai, o CEO está oficialmente trabalhando na empresa há 16 anos, mas pode dizer que frequenta a Anjo desde criança, já que seu pai, Beto Colombo, a fundou inicialmente nos fundos da casa em que viviam.

Depois de passar um ano e oito meses fora do país estudando, Filipe voltou à sede da empresa, em Criciúma, e passou por diversas áreas, além de viajar por todo o Brasil para se aproximar dos clientes da Anjo até que, em 2013, assumiu o cargo de CEO-Diretor Presidente.

No comando da empresa, ele adotou em conjunto com a equipe diversas estratégias com o objetivo de fazer a Anjo crescer ainda mais. Só de 2018 para 2019, houve aumento de 82% na rentabilidade, taxa nunca antes alcançada desde a fundação, em 1986. E neste ano de 2020, melhores resultados estão por vir, pois o mercado de tintas está muito aquecido.

“A inovação faz parte do DNA da Anjo. Foram várias ações que colaboraram para esse crescimento como o desenvolvimento de produtos novos, ações de marketing, maior volume de campanhas, economia de custos e ações de relacionamento com cliente e intensificação da visita de clientes à fábrica”, afirma o empresário.      

Filipe, que também é Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC, é casado, tem dois filhos, é triatleta e apaixonado por esportes, nos concedeu uma entrevista exclusiva:

Quais foram seus maiores desafios ao assumir o cargo de CEO na empresa?

Posso citar 3 grandes desafios:

Ser o guardião da cultura da empresa, a cultura é o resultado de uma colisão de pessoas, como elas interagem entre si em um ambiente e como esse ambiente evolui baseado nessas interações. Ou seja, é o conjunto dos valores que são compartilhados dentro de uma empresa, desde o CEO (o Chief Executive Officer) até os funcionários. Essa cultura também está ligada ao propósito. Algo muito valorizado nos dias de hoje. Uma corporação sem propósito claro, aquele que os clientes enxergam e se identificam, está correndo um grande risco de desaparecer em poucos anos. Principalmente na era digital quando todo mundo fica, praticamente, transparente. O responsável em manter essa cultura forte é o CEO. 

Pensar estrategicamente, Só existe uma maneira de se preparar para esse futuro que nem chegou. Pensando estrategicamente, esta deve ser uma das principais características de um CEO. Quem adquire essa capacidade consegue pensar em estratégias no longo prazo. Sei que o futuro é incerto, principalmente nos dias de hoje com mudanças cada vez mais rápidas e no país instável que vivemos. Mas, justamente por isso, o planejamento é essencial. Tentar tornar esse futuro mais claro, viável e mais a favor do negócio não é somente inteligente, é também indispensável.

Criar uma empresa que não dependa do CEO. Você pode me questionar: “poxa, Filipe, mas você vai deixar que outras pessoas saibam o mesmo que você?”. E a minha resposta é simples e direta: “sim”. Empresas que possuem um super CEO, ou um gestor que faz tudo e todos dependem dele, estão ultrapassadas. Eu trabalho para que a Anjo Tintas funcione sem precisar de mim. Eu não sou eterno. Um dia vou sair da cadeira de CEO e, para que isso não seja um problema, tenho uma equipe de diretores e gestores muito capacitados, que estão alinhados com nossa cultura organizacional e que sabem exatamente o que fazer se eu não estiver ali. É função do CEO pensar em como perpetuar o negócio sem ele. Se você é CEO e não pensa nisso, saiba que está limitando e dificultando a sobrevivência do seu negócio no futuro.

Como foi a decisão de ampliar o leque de produtos na pandemia?

Essa foi um decisão fácil de ser tomada. Quando a pandemia iniciou, houve uma grande demanda por álcool gel 70% e o mercado ficou sem produtos. Isso se tornou um problema sanitária no combate à COVID. Como é nossa característica, cuidar da saúde sempre, logo alguém do nosso time identificou que possuíamos dentro da Anjo as matérias prima necessárias para produzir álcool em gel e doar para quem necessitasse. Fizemos isso. Nossa surpresa foi que vendo essa ação, muitos clientes e consumidores nos pediram para colocar o produto em linha e assim fizemos.

Além do álcool em gel, lançamos também uma tinta para embalagens plásticas com ação anti viral e bactericida, ajudando ainda mais na proteção das pessoas.

Qual o motivo do mercado de tintas estar aquecido nesse momento?

O principal motivo é que as pessoas estão mais tempo dentro de casa e viajando menos, assim sobra mais tempo e recurso para investirmos em nossos lares. A pandemia estreitou nossa relação com nossas casa e mostrou que dá pra utilizar a tinta como elemento principal na decoração de uma forma rápida, barata e sem grandes quebradeiras dentro de casa.

Qual o futuro da Anjo Tintas?

Estamos investimento para proporcionar cada vez mais produtos de alta performance com custo acessível para os consumidores. Estamos crescendo e buscando a liderança no mercado nacional.

Sobre a Anjo Tintas:

A Anjo Tintas nasceu em 1986 e tem como missão proporcionar produtos e relacionamentos duráveis com flexibilidade, inovação e sustentabilidade. Sua política da qualidade é superar as expectativas dos clientes, oferecendo relacionamentos e produtos duráveis, inovadores e sustentáveis, atendendo a legislação aplicável ao negócio e melhorando continuamente os seus processos, produtos e serviços.

Site: https://www.anjo.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/anjotintas/?hl=pt-br

Youtube: https://www.youtube.com/user/anjotintas

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