A vinícola Don Giovanni, em Pinto Bandeira (RS), finalizou o balanço e os resultados da vindima 2022. A equipe de enólogos responsáveis da DG, acreditam que o ano que passou, exigiu maior atenção no que se refere aos cuidados com o manejo. “Tivemos um grande período de seca. Uma das mais fortes dos últimos anos. Aqui na nossa região, felizmente não tivemos perdas em relação a qualidade na uva. No entanto, tivemos uma redução no volume da produção, se comparado a 2021”, avalia Maciel Ampese, enólogo da DG.
Entre as novidades apontadas durante a vindima 2022, segue o propósito com o foco na sustentabilidade, por meio do manejo biodinâmico, tendo o objetivo de trazer mais vida para o solo e às plantas. “Ainda não podemos nos considerar uma vinícola biodinâmica. Mas, seguimos trabalhando a prática em 100% da propriedade, não somente na uva. Porém, quando há necessidade, intervimos com o tratamento convencional, especialmente, em virtude das condições climáticas”, explica Ampese.
Ainda sobre o manejo biodinâmico, a vinícola Don Giovanni adianta que, a cada ano que passa, evolui mais nesse sentido. “Estamos buscando sempre no mercado inovações com produtos biológicos a fim de produzir uma uva com qualidade ainda mais aprimorada”, afirma o diretor da vinícola, Daniel Panizzi.
Hoje, a vinícola Don Giovanni produz 120 mil garrafas por ano. A cada ano, cerca de 30 mil visitantes passam pelo local. O complexo enogastronômico Don Giovanni tornou-se referência a centenas de turistas do Brasil e exterior. O terroir vem chamando a atenção local e internacionalmente, pela sua expressividade e características únicas conferidas à produção. A qualidade está na essência e no DNA da região, que já provou o seu potencial como produtor de espumantes.
O crescimento do número de turistas na vinícola Don Giovanni se deve também, em virtude da inauguração do restaurante Nature, que abriu, no segundo semestre do ano passado. Localizado dentro da propriedade, o espaço oportuniza uma integração entre a natureza e o cenário exuberante dos vinhedos da vinícola Don Giovanni. Com horários estendidos, permitindo degustar vinhos e espumantes com calma, fora das janelas convencionais de almoço e jantar, algo inovador na região.
Em entrevista exclusiva para o Pluminews, Maciel Ampese nos conta um pouco mais sobre o futuro da vinícola:
1.Quais as principais tendências quando falamos em tecnologia para Vinícolas?
A maioria dos princípios da enologia de qualidade permanecem os mesmos. A tecnologia além da eficiências das operações, caminha sempre para preservar as características do vinho, manter a qualidade, sendo o menos invasiva possível e preservando o meio ambiente.
2. O que é um manejo biodinâmico?
O Manejo Biodinâmico, consiste em ver a propriedade agrícola, como um ser vivo, um sistema agroecológico. Quando o sistema está em equilíbrio, há qualidade e não há doenças. A biodinâmica usa uma série de elementos como preparados homeopáticos, adubos, manejos e harmonia com os ciclos astrológicos, para poder manter esse equilíbrio.
3. Como isso afeta a produção na Don Giovanni hoje?
Hoje seguimos um sistema mais sustentável, mesclando o manejo convencional com o biodinâmico. Notamos melhor desenvolvimento das videiras e melhor qualidade no vinho.
4. Como a Don Giovanni está se preparando para o futuro?
Estamos ampliando nosso espaço de elaboração e melhorando nossa tecnologia, para podermos atender a demanda do mercado, com qualidade e seguindo nossa filosofia. Estamos renovando os vinhedos, implantando vinhedos com melhor material genético e melhor arquitetura.
5. Quais as principais apostas da empresa?
Manter a essência da vinícola. Extrair o melhor do nosso terroir e oferecer espumantes de excelência elaborados pelo método tradicional. Que o consumidor Brasileiro possa conhecer a qualidade de nossos produtos e oferecer cada vez mais experiências enoturísticas e enogastronômicas de qualidade.
@vinicoladongiovanni
Deixe seu comentário