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Por que amamos tanto os conteúdos de comida?

Por que amamos tanto os conteúdos de comida?
  • Tutoriais de cozinha e vídeos relaxantes estão entre os mais amados pela audiência digital

Existem duas coisas que todo mundo adora fazer: comer e ver vídeos. Quando você combina esses dois hobbies, o resultado é um produto audiovisual divertido e atraente para muitos públicos, uma vez que é quase impossível parar de assistir um vídeo no qual uma receita está sendo preparada ou até mesmo aqueles nos quais há pessoas em frente à câmera comendo um prato já preparado. Isso pode parecer estranho porque… Por qual motivo entraríamos no YouTube para ver uma pessoa comer por vários minutos? Mesmo que não acreditemos, os espectadores online têm mais fome do que nunca – de conteúdo. 
 

A mágica desses vídeos surge a partir de vários pontos, inclusive, o científico. Um estudo, publicado em Society for Consumer Psychology, identificou que ficamos felizes quando vemos publicações de comida na Internet, porque ver esses pratos ativa os mesmos receptores do nosso cérebro que são ativados quando vemos a comida na nossa frente, ou seja, a parte relacionada ao prazer e gratificação. 

Já o relatório 2021 do YouTube indicou que 77% dos usuários usaram a rede para aprender algo em 2020, e é por isso que a plataforma planeja continuar priorizando tutoriais, desde a categoria de culinária, até temas como saúde, moda, maquiagem, idiomas, entre outros.

Uma coisa é cozinhar, e outra é comer

Os tutoriais gastronômicos são um gênero diferente. Aqui, temos exemplos como o Tasty, que conquistou uma base de fãs por mostrar a preparação de pratos de todos os tipos, e há os chamados “ASMRtists”, cujo nome vem do fenômeno sensorial ASMR (Autonomous Sensory Meridian Response), que se refere a uma sensação de formigamento na pele que causa relaxamento em seus ouvintes. Curiosamente, essa experiência pode ser ativada pelos sons feitos ao estalar os lábios ao comer e, graças a isso, surgiram muitos criadores dedicados a fazer esse tipo de vídeo.

É por isso que a Jellysmack, startup que potencializa criadores de conteúdo de vídeo, incluiu em seu portfólio de criadores o fascinante videomaker de comida, Zach Choi, a fim de otimizar e posicionar conteúdos de culinária e ASMR do YouTube no Facebook e Snapchat para expandir sua audiência que hoje, no YouTube, está com 14 milhões de seguidores. É uma assinatura fundamental que ressalta a constante ascensão da categoria culinária. Em 2022, a empresa criadora global adicionou 23 criadores de culinária ao seu programa, incluindo a brasileira Ana Bocchi, que soma mais de 1 milhão de inscritos em seu canal do Youtube. 

“Os vídeos de comida representam o tipo de conteúdo mais popular no pool da empresa. Os 100 parceiros criadores culinários da Jellysmack geraram 20 bilhões de visualizações no ano passado”, conta Bruno Belardo, country manager da Jellysmack no Brasil.
 

Foto: Pexel

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