O BIFF – Festival Internacional de Cinema de Brasília (Brasília International Film Festival), comemora uma década com programação especial. O evento de 2022 acontece presencialmente e on_line entre os dias 23 a 30 de setembro – BIFF foi o festival pioneiro no formato on_line em abril de 2020. Nesta edição em formato híbrido, o BIFF chega com muitas novidades.
Para a diretora geral do BIFF 2022 Anna Karina de Carvalho, o maior desafio desta edição foi costurar uma programação potente que refletisse o mundo pandêmico de 2020 em diante. “Para minha surpresa foram inscritos nas plataformas mais de 3 mil filmes em vários formatos, onde a comissão de seleção assistiu a mais de 800 longas que cumpriram os critérios curatoriais das inscrições. Mostrando que o mundo mesmo diante de uma situação atípica conseguiu produzir essa quantidade de filmes”.
Esse ano comemoramos Brasília como a terceira maior cidade brasileira, isso, porque, ela é muito além da ideia de que Brasília se concentra somente na esplanada dos ministérios e congresso. O BIFF 2022, em parceria com o SESC e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF amplia seus canais de exibição por toda Brasília.
A curadoria da competitiva internacional foi comandada pelo crítico Miguel Barbieri e sua equipe de seleção que contou com profissionais especializados em cinema:
Faremos um passeio virtual por três continentes (América, Ásia e Europa). Quatro dos dez filmes são dirigidos por mulheres e há quatro documentários na competição. Teremos dois híbridos: o desenho animado documental mexicano ‘Home Is Somewhere Else’ e a mistura de animação e live-action no americano ‘Quantum Cowboys’.
Há desde registros reais sobre a rotina de uma advogada para livrar um ativista da cadeia no russo ‘The Case’ até as campanhas de candidatos LGBTQIA+ a vereador(a) na eleição de 2020 no brasileiro ‘CorPolítico’, uma produção do ator Marco Pigossi. O amor explode no espanhol ‘Ramona’ e a realidade da pandemia é retratada no filipino ‘Broken Blooms’.
O tom dramático está presente na difícil convivência de um adolescente com seu pai no grego ‘.dog’ e na decisão de um senhor em decretar o dia de sua morte no holandês ‘Pink Moon’. E o Japão comparece em dois longas-metragens: no francês ‘Umami’, o personagem de Gérard Depardieu vai ao Oriente descobrir os prazeres da gastronomia local; no japonês ‘Yamabuki’, um operário sul-coreano vê sua vida se desintegrar após se apossar de uma fortuna em dinheiro.
O BIFF 2022 apresenta presencialmente a iniciativa inovadora e competitiva do BIFF JR, oferece aos estudantes e público em geral uma programação internacional potente e diversa para um público geralmente esquecido das grandes produções cinematográficas.
Outro destaque deste ano vai para a Mosaico Brasil – O Novo Cinema Brasileiro – pela primeira vez o BIFF aposta na vitrine e janela de produções nacionais que dialogam com novas tendências, conteúdos e olhares.
Agnès Varda, a diretora belgo-francesa falecida em 2019, uma das principais referências da Nouvelle Vague e ícone do cinema feito por mulheres, é a homenageada desta oitava edição. A diretora ainda é de vanguarda e a seleção de seus filmes que serão exibidos durante o BIFF 2022 , vão mostrar a potência e sensibilidade da cineasta.
Estão na programação do festival o Cinema Latino – uma seleção com mulheres cineastas latinas, Panorama Africa – novas produções e Arco Íris Sueco, curtas LGBTQIA+.
Complementam a programação, Oficinas, Debates e Fóruns, realizados em parceria com a Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo – ABCV, dentre elas, Dublagem, princípios e desafios com profissionais da AllDub acessibilidade.
Academia de TikTokers, pela primeira vez o BIFF faz um mergulho nas novas ferramentas de conteúdo e realiza o Workshop presencial com o objetivo de capacitar o público a criar conteúdos audiovisuais na plataforma do entretenimento e rede social que mais cresce no mundo: o TIK TOK.
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