O humor é um sentimento vital à saúde. E vai muito além do ato de apenas sorrir. Isso passa também pela neurociência.
Rosalia Schwark é psicóloga e neurocientista comportamental. Ao longo dos anos a ciência tem sido o alicerce do seu trabalho. É uma estudiosa dos efeitos do humor no cérebro. Autora de 11 livros. Criadora de diversos cursos, treinamentos e assessorias individuais e empresariais. Desde 2007, através dos palcos, propaga o projeto Teatro Terapia que com suas palestras e apresentações no estilo stand up, já atingiu mais de 100 mil espectadores, batendo a marca de 205 apresentações em 2018.
Numa linguagem objetiva e muito descontraída, o enredo do espetáculo tem como pano de fundo, situações cotidianas e as dificuldades que enfrentamos, especialmente, no que tange os relacionamentos.Durante o show, Rosalia apresenta personagens dando vida às narrativas. Tudo com muito humor, mantendo um espetáculo empolgante e cheio de energia. Em determinados momentos é possível nos vermos dentro dos exemplos por ela protagonizados. O show discorre ainda por indagações que abordam quais e quantas forças precisamos para enfrentar os nossos conflitos. A busca pela ‘pílula mágica da felicidade’ e a tendência de muitas vezes culpar o mundo e os outros pelas nossas ações, também são temas apresentados pela artista.
Rosalia afirma que o humor é o elixir de vida. Uma cura para além do estímulo do cérebro. “O riso e a alegria são fundamentais. O espetáculo busca despertar a sua consciência e o poder que existe em ter um cérebro bem dirigido por você. Eu Te Curo é um chamado de libertação, através do humor e da neurociência“, adianta Rosalia.
Em entrevista exclusiva, Rosalia Schwark nos explica um pouco mais sobre seu trabalho:
O que é o trabalho de neurociência?
Neurociência é a ciência que estuda o cérebro. Com o avanço nos últimos anos das neuroimagens, foi possível começar a identificar a qualidade dos pensamento e a produção química dele em relação à nossa saúde física e mental.
O que a Neurociência descobriu de importante nos últimos 10 anos?
Nesses últimos 10 anos se descobriu e se desmistificou muitas coisas. Entre as que mais chamam atenção é que quanto mais você se preocupa, pior para você. Tais descobertas põem por terra muitos conceitos filosóficos sobre a depressão, ansiedade e preocupações. A minha metodologia neste âmbito vem desenvolvendo ferramentas mentais. Que, quando usada em horários específicos, como por exemplo, ao levantar pela manhã ou à noite antes de dormir, direciona pensamentos e atitudes. Melhorando áreas cerebrais. E com isso, oportunizando melhores resultados à qualidade de vida.
Porque o seu trabalho é baseado no humor?
O humor cura! E foi provado pela neurociência através de pesquisas aprofundadas. Ao rir você produz o analgésico natural das endorfinas e reduz a dor física e emocional. Então quem ri vive melhor. E rir realmente é o melhor remédio sim! Quando você dá uma boa gargalhada você produz ondas gama. Que são potentes para a cura de problemas psicossomáticos. Rir também ajuda muito na assimilação de conteúdos. Por isso eu uso em vários momentos. Nos atendimentos individuais, nos cursos. E agora com o meu espetáculo Eu Te Curo com Neurociência e Humor, onde uma neurocientista sobe no palco usando o humor para ensinar práticas cerebrais.
Como você adaptou seu conhecimento ao seu método?
Adaptei os estudos e conhecimento da neurociência através de todo conhecimento ao longo dos últimos anos. Comecei num laboratório nos Estados Unidos junto com o Dr. Richard Davidson. Aprofundamos estudos em seis áreas cerebrais. Desenvolvemos técnicas para atingir essas seis áreas, buscando produzir as melhores emoções nas áreas de resiliência, foco e otimismo. Acompanhei também vários outros neurocientistas. Grande parte da minha formação foi realizada nos Estados Unidos. Vale destacar que a neurociência é algo ainda muito recente e ainda temos muito pela frente. O que podemos afirmar é que se bem aplicada a neurociência e seus estudos trazem inúmeros benefícios.
Quais os principais resultados do método?
O meu método já tem 22 anos. Apliquei ele no cotidiano de milhares de pessoas. Não é só filosófico. São práticas, simples. Mas que precisam ser feitas como hábitos. De manhã e a noite. E em alguns momentos do dia. Que auxiliam a vencer a ansiedade, depressão, procrastinação, ciúmes e uma gama de emoções descontroladas. Quando a gente começa a ter gerenciamento do cérebro, começamos a gerenciar nossa vida muito melhor!
Você poderia passar para nossos leitores uma técnica?
Boa tarde essas técnicas estão sendo passadas no meu show de humor Eu Te Curo com Neurociência e Humor. Onde eu apresento personagens dando vida às narrativas. Tudo com muito humor, mantendo um espetáculo empolgante e cheio de energia. Em determinados momentos é possível nos vermos dentro dos exemplos por ela protagonizados. O show discorre ainda por indagações que abordam quais e quantas forças precisamos para enfrentar os nossos conflitos. A busca pela ‘pílula mágica da felicidade’ e a tendência de muitas vezes culpar o mundo e os outros pelas nossas ações, também são temas apresentados pela artista. O humor é o elixir da vida. Uma cura para além do estímulo do cérebro. O riso e a alegria são fundamentais. O espetáculo busca despertar a sua consciência e o poder que existe em ter um cérebro bem dirigido por você. Eu Te Curo é um chamado de libertação, através do humor e da neurociência.
Serviço
Show Eu Te Curo com Neurociência e Humor, com Rosalia Schwark
Local: Porto Alegre Comedy Club
Quarta-feira, 12 de outubro, às 20 horas
Ingressos e informações no site https://minhaentrada.com.br/evento/rosalia-schwark-em-eu-te-curo-19407
Deixe seu comentário