A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta segunda-feira (24/10), o corredor BRS Barão do Bom Retiro, que atravessa a Rua Barão do Bom Retiro (entre o número 1.207 e a Rua Vinte e Quatro de Maio). O corredor, localizado no Engenho Novo, forma uma importante ligação da Zona Norte da cidade que conecta os bairros Vila Isabel e Méier. O objetivo é assegurar a redução do tempo de deslocamento de passageiros do sistema de transporte público coletivo na região.
O projeto trará melhorias no transporte público e aumento na segurança e mobilidade dos pedestres. Além da redução do tempo de viagem dos ônibus, o BRS colabora na organização do tráfego de veículos, contribuindo também para a redução da emissão de gases poluentes.
No intuito de priorizar o transporte público na cidade do Rio, a CET-Rio, em parceria com a SMTR e as subprefeituras, vem implantando corredores exclusivos, chamados de BRS. Com a nova faixa exclusiva, a cidade passa a ter 24 corredores BRS, o que totaliza cerca de 58,1 quilômetros de extensão.
A circulação no corredor BRS em dias úteis, das 6h às 21h, e nos sábados, das 6h às 14h, é restrita a ônibus e micro-ônibus de linhas regulamentadas de transporte público coletivo, táxis com passageiros e veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, de fiscalização e operação de trânsito, ambulâncias, de policiamento ostensivo ou de preservação da ordem pública.
Sobre o trânsito de veículos não autorizados nos corredores
De acordo com o Art. 184 do CTB – Código de Trânsito Brasileiro, os veículos que transitarem na faixa ou via de trânsito exclusivo, regulamentada com circulação destinada aos veículos de transporte público coletivo de passageiros, salvo casos de força maior e com autorização do poder público competente, estarão cometendo uma infração de natureza gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47. Na parte da manhã desse primeiro dia de operação, foram detectados sete registros de passagem de automóveis na faixa exclusiva, passíveis de multa. Esse número, todavia, ainda depende do processo de validação usual e da conferência da lista de isenções (veículo de órgãos de segurança, ambulâncias etc.). Vale ressaltar que, devido a esse processo de validação, ainda não representam multas.
– A implementação de mais esse BRS é mais um ganho para a população que passa a ter mais agilidade nos seus deslocamentos, além de representar para a cidade mais um passo na finalidade do plano diretor em investir em transportes de massa com preservação do meio ambiente – disse o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz.
Foto divulgação
Deixe seu comentário