O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou, na manhã desta segunda-feira (17/10), da abertura do 8º Fórum Global do Pacto de Milão para Política de Alimentação Urbana, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade. O evento patrocinado pela Prefeitura do Rio vai até quarta-feira (19/10) com a participação de mais de 500 delegados, prefeitos e representantes de 162 cidades do mundo, como Paris, Copenhague, Chicago e Washington. Eles vão discutir, de forma presencial e virtual, soluções para políticas públicas, sistemas alimentares e justiça climática. É a primeira vez que o evento é realizado na América do Sul e, nesta edição, o tema é “Comida para Nutrir a Justiça Climática: soluções alimentares urbanas para um mundo mais justo”.
– O Pacto de Milão trata da fome, mas também das mudanças dos processos produtivos alimentares. Para nós é uma honra receber um evento internacional que trata de um tema tão importante. Estamos buscando com o Prato Feito Carioca, com as Cozinhas Comunitárias Cariocas, ampliar a política pública para quem precisa. E também temos um programa super importante, as Hortas Cariocas, que estamos expandindo – afirmou Eduardo Paes.
Além de prefeitos, autoridades representantes de cidades, profissionais de política alimentar, especialistas e pesquisadores estão reunidos no Rio após um ano da última reunião em Barcelona. O evento vai discutir soluções e oportunidades eficazes para combater as mudanças climáticas por meio de políticas e sistemas de alimentação.
– Em nome da cidade de Milão dou as boas-vindas a todos vocês ao 8º Fórum Global do Pacto de Milão na bela cidade do Rio de Janeiro. Em 2015 começamos uma jornada de construir um sistema alimentar mais justo e sustentável. Como políticos, temos uma grande responsabilidade de tornar real essa visão. Como prefeitos, transformamos essa visão em ações concretas – declarou a vice-prefeita de Milão, Anna Scavuzzo.
Durante o encontro será assinado o Pacto de Política Alimentar Urbana de Milão, um acordo internacional entre prefeitos. Mais do que uma declaração, é uma ferramenta concreta de trabalho para as cidades e vai listar 37 ações, agrupadas em seis categorias (Governança, Dietas Sustentáveis e Nutrição, Equidade Econômica e Social, Produção de Alimentos, Abastecimento e Distribuição de Alimentos e Desperdício de Alimento), para serem implantadas como políticas alimentares. Para cada ação recomendada serão apontados indicadores específicos para monitorar os avanços na implementação do Pacto.
Entre as 162 cidades no evento, 30 delas participarão on-line. As principais sessões serão transmitidas pelas plataformas digitais do Pacto de Milão.
Premiação para as melhores ações
Nesta segunda (17/10), no final do primeiro dia do evento, haverá a cerimônia de premiação dos vencedores do Milan Pact Awards 2022. Na premiação, serão apresentados os esforços que as cidades membros estão realizando para alcançar as recomendações dos Pactos. As cidades premiadas oferecem exemplos concretos das políticas alimentares implementadas dentro das categorias recomendadas pelo Pacto.
Foto: Tânia Rego
Deixe seu comentário