Alambique Embarcadero traz à Porto Alegre o mundo da aguardente e da cachaça

Alambique Embarcadero vai celebrar o mundo da aguardente e da cachaça, especialmente de alambiques do Rio Grande do Sul, de 10 a 13 de novembro, onde mais de cem rótulos poderão ser conferidos. O Cais Embarcadero trará à Porto Alegre mais um evento atento aos movimentos da economia do estado, assim como fez o Olivas e o Churras no Cais, e mais recentemente com o Vinho no Cais.

Quem aprecia aguardentes e cachaças de qualidade poderá viver uma experiência única e conhecer de perto diversos produtos assim como produtores locais. Com a curadoria da Aprodecana (Associação dos Produtores de Cana-de-açúcar e Seus Derivados do Estado do Rio Grande do Sul), que assegura a qualidade e a procedência das cachaças e aguardentes, e o apoio do SETUR (Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul), Sebrae, que objetiva a capacitação e a promoção do desenvolvimento econômico e competitividade de micro e pequenas empresas, estimulando o empreendedorismo no país, e da Prefeitura de Ivoti, quedetém forte produção artesanal de cachaças, a proposta é criar um meio de fomentar também o turismo que circula em volta desses produtos que são fabricados artesanalmente de geração em geração.

Ivoti atualmente ocupa o 3º lugar no ranking do país em número de produtos registrados pelo MAPA (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), totalizando 217 registros de marcas. Raiama Trenkel, Diretora de Turismo de Ivoti, conta que as expectativas da participação no Cais Embarcadero são altas: “É muito importante que atinjamos o público da região metropolitana, e quanto mais conseguirmos divulgar este trabalho proveniente de empresas familiares, mais satisfeitos ficaremos, já que é um produto econômico e turístico tão forte para a cidade”, alega a Diretora.

No ano passado, o Estado respondeu por 6,7% do valor exportado em cachaça no país (de acordo com dados oficiais do site Governo do RS) e em agosto deste ano, ocorreu no município de Ivoti o 1º Festival da Cachaça. Foi neste momento que Eugenio Correa, sócio da DC SET e um dos fundadores do Cais, viu a oportunidade de trazer para a capital um evento que celebre e dê ainda mais luz para um produto que há tanto tempo vive no imaginário do brasileiro e faz parte da economia de tantas outras cidades do Rio Grande do Sul. “A cachaça é um dos símbolos do nosso país e movimenta a economia gaúcha. Vi a oportunidade de trazer para o Cais um evento diferenciado, valorizando diversos alambiques do Estado e proporcionando para o público conhecer mais sobre a história e experienciar o mundo da cachaça e da aguardente”, afirma Correa.

Ao todo serão apresentados nove alambiques de diversas cidades gaúchas e mais de cem rótulos. Nos stands, os participantes poderão conhecer mais sobre o processo de fabricação, degustar e adquirir diferentes produtos. Além disso, haverá o Bar de Drinks do Espaço Cultural 512 que fará bebidas especiais usando a aguardente e a cachaça como principais insumos. Confira os Alambiques participantes:

Bockorny (Ivoti) – A história da aguardente de cana Bockorny tem início em 1912, numa pequena comunidade chamada Picada Feijão, no interior de Ivoti, cidade da rota romântica, na encosta da Serra Gaúcha, distante cerca de 50 quilômetros da capital. A marca criada pelas mãos de um filho de imigrantes alemães, Antônio Bockorny, e passada de geração em geração, hoje, conta com vários produtos para todos os gostos e diferentes kits que podem servir tanto para uso pessoal, como para presentear amigos, familiares e colegas de trabalho.

Casa Bucco (Bento Gonçalves) – A Casa Bucco é uma destilaria familiar de cachaças orgânicas com foco na produção de bebidas de alta qualidade, que mantém a tradição na produção de cachaças desde 1925. Atualmente. A Casa Bucco possui um portfólio de cachaças focado em apresentar as diferentes características das madeiras brasileiras no envelhecimento da cachaça, com seus aromas e sabores únicos, além de uma linha de licores e de destilados a base de uva, como a Grappa e o Brandy.  

Casa Buchmann (Ivoti) – A Casa Buchmann é uma empresa de referência nacional que prima pela excelência, nobreza e finesse de seus produtos. Em 2002, após um longo estudo sobre a evolução da cachaça no Brasil e exterior, a Casa Buchmann iniciou as suas atividades. No início, apenas envelhecendo sua cachaça em barris de carvalho francês, até que em 2014, envasaram o primeiro lote de 1.000 unidades em elegantes garrafas importadas da França, que foram lançadas no mercado em julho de 2016.  Um ano após o lançamento, foram premiados com Medalha de Prata no maior concurso mundial de Cachaça: a Expo Cachaça, de Belo Horizonte. Em 2018, a Casa Buchmann recebeu a Medalha de Ouro no mesmo concurso, passando a ser uma referência nacional entre as cachaças de excelência. 

Da Chica (Porto Alegre): A Cachaça Da Chica é uma cachaça orgânica, produzida em tonéis de inox. A empresa também conta com uma cachaça extra premium envelhecida em barris de carvalho francês da  Cachaçaria Weber Haus, por quatro anos. Os produtos Da Chica têm um diferencial nos seus rótulos: eles são feitos por artistas plásticos locais. Hoje, há 12 sabores de cachaça temperada: abacaxi, butiá, café, damasco, guacamole, maçã-canela, mel, pimenta, gengibre, hortelã, canasutra (com catuaba, cravo e canela) e a Velha Chica, pura, envelhecida por quatro anos em barril de carvalho.

De Arcanjo (Maquiné) – O plantio da cana-de-açúcar, matéria-prima do Alambique De Arcanjo, ocorre no sopé da Mata Atlântica, no litoral norte Gaúcho, no Município de Maquiné (RS). Lá há presença de um micro clima único, em que as correntes que vem da serra se encontram com as correntes que vem do mar, favorecendo a elevação do teor de açúcar da cana (Brix) bem como propicia o desenvolvimento de leveduras únicas dando um “terroir” exclusivo e sabor ímpar.

Filippini (Erechim) – Nas terras altas e frias do Alto Uruguai gaúcho, a criação da cachaça Filippini, como toda produção de uma obra-prima, é um processo prazerosamente trabalhoso, uma vez que fazer cachaça é, ao mesmo tempo, ciência, arte, paixão e sabedoria. Tudo é feito com muita calma, cuidado e esmero. Apesar de feita exclusivamente do caldo de cana, sem a adição de produtos químicos, cada cachaça é única e carrega as características e os segredos de seu artífice, o alambiqueiro.

Velho Alambique (Santa Tereza): O solo do vale do rio Taquari, em Santa Tereza, no Rio Grande do Sul, é identificado como um dos mais férteis do mundo pois tem as condições ideais para o plantio de cana-de-açúcar. O plantio é totalmente sustentável, certificado com o selo “Produto Orgânico do Brasil” de uma entidade participativa e fiscalizada pelo núcleo Serra da Eco Vida. Ter esse selo significa a garantia que nenhum tipo de aditivo químico foi utilizado em todo o processo, do cultivo à colheita, além de ser uma comprovação da bandeira e filosofia “verde” da direção da Cachaça Velho Alambique.

Weber Haus (Ivoti) – A destilaria está sempre apostando em bebidas de excelência para conquistar os mercados nacional e internacional, sendo o principal mercado exportador o norte-americano. Detentora de 120 premiações ao redor do mundo, suas cachaças de alambique se diferenciam das indústrias por uma série de fatores, a começar pela matéria-prima 100% orgânica, onde a cana-de-açúcar é cultivada sem agrotóxico. A destilação acontece em alambiques de cobre de 600 litros de capacidade, com a eliminação das chamadas “cabeça e cauda” da bebida, que são, respectivamente, a primeira e a última parte a saírem, com altas concentrações de álcool e que representam 20% do total destilado.

4D Destilaria (Porto Alegre) – A 4D Destilaria é mais um projeto da maior rede de restaurantes cervejeiros do Sul do país, o 4Beer. Sendo assim, a marca é a primeira brewstillery de Porto Alegre, tendo sua fábrica está localizada no 4º Distrito. Buscando aumentar a variedade de seu portfólio de produtos, a 4D soma aos restaurantes 4Beer uma linha completa de gins, destilados clássicos e reinterpretações de drinks fabricados 100% artesanalmente.

SOBRE O CAIS EMBARCADERO

Situado entre o Lago Guaíba e o Centro Histórico, o Cais Embarcadero é um empreendimento resultante da parceria entre o DC SET Group e a Tornak Holding, com objetivo de revitalizar e proporcionar novos usos e convivência a um dos cartões postais de Porto Alegre. Ocupando uma área total de aproximadamente 20 mil m², o Cais Embarcadero conta com os patrocínios de Stella Artois, Coca-Cola, Pompéia, Banrisul, Claro, Metalmundi e PMI Food Service e renova o espaço do Cais Mauá, de grande importância histórica para a capital gaúcha, proporcionando aos porto-alegrenses o reencontro com este ponto icônico da cidade com uma nova utilização. Inaugurado em maio de 2021, já recebeu mais de três milhões de visitantes, sendo aproximadamente 40% de fora de Porto Alegre; atualmente, há um giro de 25 mil pessoas por final de semana em média.

SERVIÇO – Alambique Embarcadero

Data: De 10 a 13 de novembro de 2022, das 14h às 21h.

Local: Gramado Central do Cais Embarcadero.

Endereço: Av. Mauá, 1050 – Armazém A7 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS, 90010-110.

Entrada Franca.

Mais informações no Instagram do Cais Embarcadero:@caisembarcadero

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.