Tradicional pasta de grão-de-bico vai bem com pão, torrada, legumes, petiscos e carnes.
Um clássico da culinária árabe tem conquistado muitos paladares: é o homus, uma pasta feita do grão-de-bico cozido misturado com outros ingredientes que dão um sabor típico, usado como acompanhamento de entradas até pratos principais. Geralmente, essa receita acompanha pães, torradas, legumes cozidos, petiscos e carnes.
De acordo com o coordenador do curso de Gastronomia do UNINASSAU — Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, Daniel Dantas, para preparar o homus em casa é necessário separar 4 xícaras de grão-de-bico cozido, 3/4 de xícaras da água desse cozimento, 1 xícara de suco de limão, 4 dentes de alho, meia xícara de azeite de oliva, sal e 8 colheres de sopa de tahine (pasta de gergelim).
“Para preparar o humos, é necessário passar, no processador, o grão-de-bico cozido com a água do cozimento. Depois de formar uma pasta, colocar os demais ingredientes até ficar homogêneo. Aí é só servir ou colocar para gelar e consumir gelado”, ensina.
Ainda segundo Daniel, um dos melhores acompanhamentos é o pão pita. “O homus é tipicamente árabe, então essa combinação fica perfeita. Além disso, vai muito bem com kibe ou bolinhos de carne”, finaliza.
Deixe seu comentário