O fogo une, dizem. Porque então as experiências do assado nos mantém tão longe dele? Fazendo esta pergunta os sócios Tomás Bello e Fernando Schima, do inovador restaurante FOGO, em Porto Alegre, criaram uma nova experiência para apreciarmos o tradicional churrasco.
Bar. Cozinha de fogo. Hang out.
FOGO é um novo capítulo na experiência do assado. Intimista, interativa, compartilhada. Ele olha para a essência da cultura do assado e propõe transcender a gastronomia. O assado é um meio para as pessoas se conectarem e se aproximarem. Para compartilharem histórias e criarem novas histórias compartilhadas. Onde todos são protagonistas da sua experiência.
No FOGO não há mesas. Um único balcão cria o ritmo que conduz a uma só experiência, incentivando o encontro entre as pessoas, a gastronomia e, claro, o fogo. Todos somos protagonistas, da escolha ao processo de assar.
No FOGO não há garçom. Há anfitrião. Afinal, quem se propõe a promover um assado precisa ter espírito de anfitrião. É ele quem recebe as pessoas. Quem cozinha ao fogo. Quem passeia pelas técnicas e sabores da brasa e faz da gastronomia uma verdadeira experiência.
FOGO é para comer como é para conversar. É para beber assim como é para criar memórias. É para curtir junto, em pé ou sentado, compartilhando e se conectando entre as pessoas, a gastronomia e (claro), o fogo.
Gastronomia sulista elevada ao fogo
O fogo nos une, nos aproxima. Nossa identidade se dá através do outro, da troca e de experiências compartilhadas. Um legado ancestral, que eleva cores e sabores a máxima potência. O FOGO parte da cultura do assado para explorar a gastronomia elevada ao fogo, com raiz e audácia.
“Repaginamos a experiência do assado, promovendo uma releitura do que já conhecemos e amamos – trazendo um toque contemporâneo para re-valorizar sabores. Revelar e redescobrir sabores sofisticados a partir do simples.” Afirma o sócio Tomás Bello.
No cardápio, entradas e acompanhamentos que passeiam por nossas memórias afetivas. E, claro, cortes nobres dos melhores frigoríficos do Brasil, Uruguai e Argentina. Ancestralidade, refinamento, afeto e sabor. Uma carta de drinks que conecta o clássico ao contemporâneo – receitas clássicas, tão apreciadas mundo afora, ganham releitura em diálogo com o fogo através de processos de defumação e ingredientes sulistas.
Conversam com criações autorais inspiradas em sabores locais, exalando personalidade. Na carta de vinhos, rótulos sul americanos — brasileiros, uruguaios, argentinos, chilenos. Países que tem entre si (e mantém viva) a paixão e a tradição do cozinhar e viver a magia do fogo.
Arquitetura & Ambiente
O FOGO nasce com a intenção de promover uma ocupação da formamenos estática possível. Preza o conforto na sensação espacial. Valoriza ainteração social entre as pessoas.A disposição do sentar ao balcão favorece encontros, a troca, o movimento.
Sentado ou em pé, a intenção é criar uma narrativa que conduz ao encontro. A luz é aconchegante, indireta – emana do próprio balcão, se somando a luz natural do fogo. Para que o foco seja as pessoas, a gastronomia, e a experiência que se constrói em torno deles.
Quem está por trás do FOGO
Tomás Bello
Foi sócio & CCO da Transa Inc Comunicação. Consolidou a agência entre os players mais conceituados do mercado do RS, atendendo clientes nacionais e globais como Grendene, Grupo Brinox, MOR, e Leather Naturally; estabelecendo faturamento anual de mais de 3.5M.
Foi também fundador e CEO da Oui Oui, estúdio de comunicação que atendeu marcas como Coca-Cola, Converse e Tramontina. Atuou como comunicador e diretor de conteúdo em empresas chave na comunicação do RS como Oi FM e Ipanema FM, além de ter sido editor na 95bFM em Auckland, Nova Zelândia.
No universo de hospitalidade, coleciona experiências nas áreas de atendimento, barista e gerência em bares e restaurantes em países como Inglaterra e Nova Zelândia, onde amadureceu a paixão pelo segmento.
Tomás é quem idealizou o projeto do FOGO. Foi responsável por conceber desde o conceito e branding até o projeto arquitetônico e operacional, conectando outros players estratégicos para consolidar o negócio.
Fernando Schima
Amante da cultura do assado e do fogo, Fernando Schima foi campeão do programa BBQ Brasil, no SBT. É sócio e fundador da De Los Galtchos, principal loja de carnes nobres e produtos premium para assado da serra gaúcha, localizada em Canela.
Atua por todo o Brasil liderando cursos, workshops e consultorias sobre a arte de cozinhar no fogo, além de realizar eventos exclusivos para grandes players. Formado em hospitalidade, atua no segmento há mais de década, colecionando uma trajetória que permeia diferentes nichos do segmento.
É bar. É cozinha de fogo. É um ponto de hang out.
O FOGO abre ao meio dia para quem busca um almoço informal e especial, uma breve fuga da rotina. À noite, é ponto de encontro para amigos, famílias e colegas se conectarem, se divertirem e serem protagonistas de sua experiência. Aos finais de semana, o FOGO está aberto o dia inteiro para criar novas memórias.
Horários de funcionamento:
| Terça à sexta:
Almoço: 12h às 15h
Jantar: 18h às 23h
| Sábados: 12h às 23h
| Domingos: 12h às 17h
Perfil no Instagram: @fogo.poa
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