A virada de estação inspira a cozinha do FOGO e marca o lançamento de novas atrações no menu, com receitas e drinks elaborados especialmente para a temporada de Outono/Inverno 2023. O projeto, que acaba de completar seis meses de operação na capital gaúcha, é um misto de bar, cozinha e hang out, e já figura na lista dos pontos gastronômicos mais interessantes da cidade, com uma proposta surpreendente: sem mesas e sem garçons. O local conta apenas com um grande balcão de mármore luminoso contornando a parrilla, que favorece encontros e trocas. Também tem atendimento intimista dos próprios cozinheiros como anfitriões: recebendo, explicando, preparando e servindo os pratos.
Inspirado na culinária sulista, o cardápio traz o fogo como elemento principal. As opções revisitam a experiência do preparo na brasa com um toque contemporâneo para revelar e redescobrir sabores surpreendentes, a partir do simples. Iniciando a jornada gastronômica, as novas entradas e acompanhamentos – produzidos com ingredientes frescos e locais – apresentam escolhas que podem ser compartilhadas, motivando a conexão entre as pessoas, a comida e o fogo.
Entre os novos destaques estão a Burrata Gratinada; o Trio de Bruschettas; o Tartare, com alcaparras, cebola, gema curada, mostarda dijon e rabanete; e o Clássico Porteño (molleja, morcella e entraña). Outras opções surpreendentes que passam pelo fogo são as Papas Tostadas, Cogumelos, Veggie BBQ com mini legumes, Salada de Rosbife, Maionese ao Fogo e o Da Horta. Permanecem no cardápio os elogiados “A Experiência do Matambrito”, finalizado com mel de Cambará do Sul com trufas, molho de ostras com redução de shoyu e tarê e limão siciliano; e “O Clássico Sulista”, com linguiça artesanal, pão de alho e mini provoletas com chimichurri.
Ancestralidade, afeto e sabor são evidenciados em cortes nobres, através das opções de Assados de Tira e Bife de Tira, Ancho, T-bone, Flat Iron, Chorizo Wagyu, e os especiais de fim de semana: Mini Janela Angus e Paleta de Cordeiro. Complementam o cardápio de estrelas principais a Parmegiana ao Fogo, entraña em cama de molho de tomate defumado e queijo gratinado; o Carré de Cordeiro, acompanhado de purê de Cabotiá assada com hortelã; e a Lasanha de Brisket, com mozarela e molho de tomate.
Ampliando as opções do cardápio fixo, a casa também reformulou os pratos do “Almoço do Fogo”, disponível exclusivamente de terça à sexta, das 12h às 15h. Para quem busca sair da rotina, com uma refeição especial e informal durante a semana, as técnicas e sabores da brasa ganham destaque no Arroz caldoso de Cordeiro, com paleta desfiada assada lentamente; no Involtini de Vazio, enrolado em prosciutto, mozarela e pasta artesanal de alho, servido com chimichurri e mini legumes; no Peixe & Veggies; e na Sobrecoxa & Polenta Brustolada, servida em cama de molho de tomate defumado e chuva de queijo serrano.
Passeando por memórias afetivas, o menu de sobremesas foi atualizado com a Cheesecake Basca, com um leve toque de baunilha e chocolate branco, finalizada com coulis de ameixa e lâminas de ameixa caramelizadas ao fogo. Já os deliciosos Duo de Coalho, composto por queijo coalho finalizado com doce de leite uruguaio, melado e nozes caramelizadas; e Arroz Doce (cuja receita é segredo da casa) seguem no cardápio.
A temporada Outono/Inverno ‘23 do FOGO é aprimorada por uma carta de drinks que evidencia a criatividade dos preparos através de processos de defumação e ingredientes sulistas. Exalando personalidade, as receitas tradicionais conversam com bebidas autorais inspiradas em sabores locais. Entre as novas criações autorais estão: Eterno, com Jack Daniel’s Fire, Jameson, Jägermeister, xarope de abacaxi grelhado e suco de limão siciliano; Sublime, com Gin Tanqueray, Cynar, suco de limão siciliano e xarope de gengibre e Solar, que leva Bourbon Jim Beam Black, Fernet branca e Gin Tanqueray Sevilla. Já entre os clássicos revisitados estão o Cosmopolitan, com Vodca Absolut Citron com sálvia e flor de sal, xarope de cramberry, suco de limão tahiti e cointreau; Whisky Sour, que leva na receita Bourbon Jim Beam com abacaxi e manjericão, suco de limão siciliano; e Fitzgerald, com Gin Tanqueray, suco de limão sicilaino, xarope de capim cidró e hortelã.
Na carta de vinhos, estão rótulos americanos e sul americanos, de países que têm em comum a cultura do fogo e do churrasco.
Capitaneado pelos sócios, Tomás Bello e Fernando Schima, o FOGO está localizado na Rua Marquês do Pombal, 1127, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre e funciona de terça a sexta-feira, das 12h às 15h e das 18h às 23h. No sábado, a casa opera sem fechar, das 12h às 23h e no domingo, das 12h às 17h, como uma opção para almoço tardio ou encontro com amigos no fim de semana.
Instagram: @fogo.poa
Leave a Reply