As marcas estão investindo cada vez mais em ações com comprometimento ambiental.
Pelo mundo todo empresas têm investido na “economia verde” e unindo o fator de preservação às práticas de gestão. Com ações que vão de economia de água e energia a reciclagem de materiais para produção de novos produtos, redes brasileiras se reinventam e alinham seus serviços às práticas sustentáveis.
A OdontoCompany, maior rede de clínicas odontológicas do mundo, que tem em sua estratégia de negócios os pilares ESG, possui uma Política de Água, no qual compartilha com a rede franqueada como é possível optar por produtos que tragam ecoeficiência para dentro das clínicas. Um exemplo é na escolha do modelo dual flush (ou descarga com volume reduzido), em que há a possibilidade de escolha entre dois botões, que liberam quantidades distintas de água no acionamento, de três ou seis litros, com economia significativa que pode chegar até 60%. Outra ação sustentável são as cuspideiras com sensor que são acionadas por aproximação durante 10 segundos, ao invés de jato contínuo, o que leva a uma economia de 96% de água. Além disso, a rede tem fornecedores homologados comprometidos com produtos e serviços sustentáveis.
Já preocupada com a geração de resíduos recicláveis no setor de delivery, a Home Sushi Home, rede de delivery especializada em culinária asiática e havaiana, desenvolve, desde 2021, uma parceria com a EURECICLO, startup especializada em logística reversa para auxiliar na compensação ambiental de todo o material gráfico/embalagens gerados pela franquia e, assim, incentivar outras empresas de delivery a mudar as práticas ligadas à sustentabilidade. A rede também prioriza a utilização do papel com selo FSC (Sistema de Certificação Florestal) nas embalagens.
A economia de água, aliado à redução do consumo de energia elétrica, é um dos compromissos que a Lavô, maior rede de lavanderias self-service do país, que dispensa funcionários e pode ser gerenciada à distância por meio do sistema online, tem. Com a missão de democratizar e simplificar o serviço, a rede opera com modelos para condomínios, lojas e até contêineres reciclados, que reaproveitam toneladas de material que seriam descartados. Já na hora de lavar e secar, os equipamentos consomem apenas 2 watts por ciclo, contra 9 watts da máquina doméstica. O consumo de água também é menor, 56 litros por lavagem, enquanto, em casa, este gasto pode chegar a 190 litros. A rede também possui o selo EURECICLO, em que a rede faz a compensação de todo lixo produzido pelas unidades, cerca de 6 toneladas por ano.
A CleanNew, uma das maiores franquias de higienização e conservação de estofados do Brasil, por sua vez, desenvolveu uma tecnologia que aumenta em até três vezes a durabilidade do tecido: a blindagem. A técnica envolve a fibra do estofado, protegendo e fornecendo maior durabilidade, evitando assim lavagens desnecessárias e gerando uma economia de cerca de um bilhão de litros de água, o que daria para abastecer uma cidade de 20 mil habitantes durante um ano. Além disso, todos os produtos utilizados são biodegradáveis e as embalagens recicláveis.
Apostando na economia reversa, o market4u, rede de minimercados autônomos que opera por meio do conceito de honest market em condomínios residenciais e comerciais, em parceria com a Heineken, está implementando o sistema de garrafas retornáveis. Operando como projeto piloto em unidades de São Paulo, o sistema permite que os consumidores que adquirirem e retornarem uma garrafa das marcas Heineken ou Amstel nas lojas do market4u ganham um saldo no aplicativo da rede para a próxima compra das cervejas de 600ml. Com a expansão do projeto, a franqueadora prevê que pelo menos metade das garrafas consumidas nas unidades sejam retornadas aos pontos de venda.
Dando mais um passo em um movimento global que busca a sustentabilidade e a consciência ecológica, a Sestini, que atua no mercado há 28 anos e é referência no segmento de bolsas, malas, mochilas e acessórios, lançou a linha Eco RPET, em que os produtos são feitos a partir de plásticos reciclados retirados da natureza. Para produzir o casco de cada mala tamanho G, por exemplo, são recicladas 115 garrafas pet. Além de sustentável, as novas malas possuem vários atributos, como carrinho embutido externo, o que garante mais espaço interno, cadeado TSA flat, design expansível, alça de mão inferior e suporte multiuso nas laterais, que também funcionam como pés de apoio.
Investindo em maquiagens e produtos de beleza que podem ser sustentáveis e acessíveis, a Yes! Cosmetics traz produtos jovens, modernos e coloridos. Além disso, todo o portfólio da marca é vegano e não testado em animais, e a empresa trabalha com matéria-prima rastreável e o uso de papel proveniente de florestas de manejo sustentável nas embalagens. A preocupação com o meio ambiente não para por aí, e a rede disponibiliza nas lojas o #yesrecicla para o descarte de recicláveis da própria marca e de outras empresas também.
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