Clássicos de São João: chefs ensinam receitas para a festança

Com o mês de junho, chega a temporada de festas, danças e brincadeiras de norte a sul do Brasil. Estamos falando da festa junina, a celebração mais popular do país, e homenageia três santos: Santo Antônio, São Pedro e São João. E, claro, as comidas típicas são um capítulo à parte nessa época do ano, com quentão, canjica, pé-de-moleque, arroz doce… Mas, mesmo com tanta tradição à mesa, quem disse que não dá para inovar? Selecionamos abaixo algumas receitas para você surpreender seus convidados nessa festança. Confira:


Brigadeirinho de Quentão – Chef Adriana Lira by Dona Doceira 

Brigadeirinho de quentão com paçoquinha


Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga sem sal
2 colheres de chocolate branco de boa qualidade raspado 
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de café de cravo em pó
2 colheres de chá de gengibre em pó
4 colheres de sopa de concentrado de cachaça e limão**
Paçoquinha para decorar

Modo de preparo:

**Concentrado de cachaça e limão: Casca de um limão siciliano dentro de 1/2 litro de cachaça branca, em local escuro. Deixe curtir por algumas horas ou até mesmo dias. Quanto mais tempo ficar armazenado, mais saboroso será o resultado. Para o brigadeiro, coloque todos os ingredientes na panela, menos o concentrado. Mexa bem até soltar da panela. Desligue o fogo e acrescente o concentrado, mexendo bem até incorporar (ele ficará um pouco mais mole, mas não se preocupe). Espere 2 minutos e em seguida volte com o brigadeiro ao fogo baixo, mexendo sem parar, tendo muito cuidado para não queimar, por mais 2 minutos ou até dar o ponto que você quer. Deixe esfriar, sirva em copinhos e coloque paçoquinha em cima para decorar.


Pamonha Goiana – Chef Adriana Lira by Dona Doceira 

Pamonhas, Dona Doceira. Foto Casa Florália

Ingredientes:
3 kg de milho verde ralado 
2 copos de óleo vegetal
1 kg de queijo fresco 
Sal a gosto 

Modo de preparo:
Corte o queijo em pequenas tiras de 3 a 5 centímetros, aproximadamente. Rale o milho apenas para romper a pele do grão, depois tire a polpa com uma colher. Desta forma o grão, se conserva quase inteiro, fazendo com que a massa renda mais e ganhe mais sabor. Esquente o óleo, despeje sobre a massa e mexa para que fique bem uniforme. Coloque sal a gosto. Enrole a palha do milho em sua mão e dobre-a, fazendo um copo. Coloque a massa do milho e uma fatia de queijo. Enrole outra palha neste copo, no sentido contrário. Dobre a ponta. Apare com tiras da própria palha. Se preferir pamonha doce, troque o sal por açúcar a gosto. Para fazer outras versões de pamonhas salgadas, você pode colocar na massa, linguiça e cheiro verde, frango e guariroba, carne seca e pimenta bode ou carne moída.


Bolo Mané Pelado – Chef Adriana Lira by Dona Doceira


Dona Doceira, Bolo Mané Pelado. Foto:Casa Floraria


Ingredientes:
500 gr de mandioca crua, ralada e espremida 
100 gr de coco ralado fresco 
100 gr de queijo meia cura ralado 
350 ml de leite
½ xícara (chá) de manteiga 
2 ovos 
1 xícara (chá) de açúcar 
1 pitada de sal
Manteiga para untar
Açúcar para polvilhar
 

Modo de preparo:
Em um bowl, coloque a mandioca ralada e os ovos, misturando bem. Acrescente o açúcar, o coco ralado e a manteiga, sempre mexendo. Junte o leite, o queijo ralado, o sal e misture bem. Coloque a massa em um tabuleiro untado com manteiga. Leve ao forno médio (180 graus) até dourar.

Quentão – Chef Marco Aurélio Sena By Tantin 

Tantin_Quentão_Divulgacao

Ingredientes:
500 gramas de açúcar refinado
900 ml cachaça (Velho Barreiro)
900 ml água 
100 gramas de gengibre
Casca de 1 laranja pera
6 gramas de cravo
10 gramas de canela em pau

Modo de preparo:
Na panela, caramelize o açúcar e quando chegar no ponto de caramelo, entre com o gengibre, a cachaça e a água. Em seguida, entre com a casca de laranja, cravo e canela. Após ferver, desligue o fogo e deixe 10 minutos com a tampa fechada.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.