O Frade Vilas, em Angra do Reis, recebe em um dos apartamentos da Vila Maris, a exposição “Habitat Brasil”, de Monica Carvalho e Klaus Schneider, casal de artesãos que tem a natureza como referência e suporte para suas criações.
Equilíbrio, força e leveza definem a aventura criativa desse casal. Há 25 anos, Monica percorre o país numa relação de troca e aprendizado com comunidades indígenas, populações ribeirinhas, artesãos e produtores artesanais, coletando e cultuando o que chama de “presentes da natureza” – sementes, fibras, troncos, pedras e sobras orgânicas. O trabalho da artista espelha a diversidade e singularidade da nossa flora, valoriza os fazeres artesanais ancestrais, perpetuando o patrimônio cultural brasileiro.
Desde a infância, Klaus utiliza seu canivete para esculpir madeira. Sua curiosidade pelos materiais orgânicos o levou a desenvolver o hobby de criar móbiles. Fascinado pela madeira, ele esculpe o cedro brasileiro e queima sua superfície, resultando em ripas perfeitamente alinhadas e equilibradas, que são transformadas em móbiles, painéis e esculturas. Nada é desperdiçado, pois o que resta após o corte é utilizado em outras formas de criação.
Além dessas obras, a exposição “Habitat Brasil” também apresentará uma seção dedicada a animais imaginários, compostos por elementos orgânicos que mesclam referências de diferentes espécies da fauna brasileira. Esses animais receberam nomes carinhosos dados por Monica, como Egberto, o primogênito, Adelaide, uma pata, Ermes, uma fuinha, Mirtis, uma marsupial grávida, e Nunes, um felino.
Equilíbrio, força e leveza definem a jornada criativa de Monica e Klaus, que resulta em práticas sustentáveis. Monica afirma: “A exposição é um convite para nos aproximarmos do nosso imenso e diversificado Brasil. Os materiais, conectados de maneira inventiva, dialogam com linhas e cores, ganhando novas formas e possibilidades de existência, até se tornarem, finalmente, objetos de arte”.
A exposição “Habitat Brasil” fortalece a longa história de amor e respeito entre o Frad.E e a natureza local. Desde sua fundação, o Frade Vilas tem como fundamentos o resgate da história local e a preservação ambiental. Para estabelecer essa conexão, a exposição contará com fotografias de José Senna, morador do Frade há mais de 30 anos, que retratam a beleza local e as fases de decomposição da matéria orgânica. Essas fotos foram selecionadas especialmente para a exposição.
Durante o período da exposição, serão realizadas atividades com escolas locais e filhos de funcionários do FRAD.E, que poderão conhecer as obras, aprender sobre sua história e participar de oficinas para o plantio de sementes de espécies nativas, guiadas por Monica.
Deixe seu comentário