Uso estratégico das leis de incentivo fiscal, geram impacto positivo na sociedade

No âmbito empresarial, uma forma de fazer parte dessa transformação e beneficiar a sociedade é o uso de incentivo fiscal para projetos sociais.

Nos últimos anos, as discussões sociais tomaram proporções significativas e geraram grandes transformações. No âmbito empresarial, uma forma de fazer parte dessa transformação e beneficiar a sociedade é o uso de incentivo fiscal para projetos sociais, que ocorre quando empresas destinam parte de seus impostos para Organizações da Sociedade Civil e, dessa forma, fortalecem a atuação dessas entidades em prol da comunidade. 

Para a Yabá Consultoria, empresa especializada em desenvolver projetos de impacto social nas áreas de saúde, cultura e educação para empresas, a maioria das empresas utilizam os incentivos fiscais para promover o desenvolvimento sociocultural. Segundo a consultoria, foram aproximadamente 2 bilhões de reais investidos nesse setor nos últimos anos.
 “O investimento social estratégico, ao priorizar a expansão do impacto social e inclusive utilizando as leis de incentivo fiscal, tem contribuído para promover uma transformação na sociedade brasileira. Esse tipo de investimento direciona recursos públicos para projetos e iniciativas que beneficiam à população, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social ou cujos os direitos estejam violados, que é caso de ações em favor da promoção dos direitos da criança, adolescente e idoso”, avalia Andrea Moreira, CEO da Yabá.
 

Confira alguns projetos promovidos via lei de incentivo fiscal e que geram impacto positivo na sociedade:

Coletivo Pink

Um dos projetos é o Coletivo Pink, iniciativa da Pfizer em parceria com as principais associações de pacientes que atuam na área de oncologia. A iniciativa tem o propósito de levar informação de qualidade à sociedade e às mulheres que vivem com câncer de mama e câncer de mama metastático de uma forma leve e ao integrar a arte e saúde o alcance, o engajamento social e conscientização em relação ao tema é potencializado. .

Em 2022, o projeto contou com a exibição multimídia “Por dentro da mama”, em São Paulo produzido pela Proarte, no qual convidou os visitantes a fazerem uma viagem por dentro das mamas femininas, entendendo a fisiologia, por que o câncer acomete a região e formas de prevenção.

O Coletivo Pink existe há 5 anos e acolhe iniciativas culturais aprovadas via Lei Federal de Incentivo à Cultura contribuindo assim para a integração entre a saúde e a arte para potencializar o engajamento social e sensibilização das sociedade para o tema do câncer de mama por meio de diferentes exposições, dezenas de oficinas temáticas, intervenções teatrais, shows e sessões de cinema ao livre.

Rios DesCobertos – Dos Jerivás aos Pinheiros

A exposição Rios Descobertos, produzida pelo Laborg com patrocínio da empresa Leroy Merlin e articulação da Yabá em 2022 via Lei Federal de Incentivo à cultura, ganhou força e novos apoiadores e segue em cartaz no SESC Interlagos até dezembro de 2023, em São Paulo. A exposição visa instigar o visitante a explorar a bacia hidrográfica do rio Pinheiros, conhecer a sua história, seus afluentes, sua importância no processo de urbanização de São Paulo e principalmente sua relevância na vida do paulistano.

Por meio da projeção mapeada são apresentadas informações históricas, sociopolíticas e ambientais. As animações, efeitos visuais e camadas de informação georreferenciadas apresentam imagens de satélite, hidrografia, arruamento, relevo, entre outras. A exposição explora a experiência sensorial e lúdica como ferramenta pedagógica, promovendo a sensibilização por intermédio da arte, do design e da tecnologia. 

Livros nas Praças – Ônibus biblioteca

O projeto Livro nas praças é apoiado pelo segundo ano consecutivo via Lei Federal de Incentivo à Cultura pela empresa Leroy Merlin Brasil. A iniciativa foi desenvolvida pela Korporativa e circula há mais de duas décadas com um ônibus adesivado e levando uma biblioteca móvel e ações de engajamento para as crianças e adolescentes das comunidades periféricas de diferentes cidades. Em 2023, o projeto está sendo realizado nas cidades de Maceió (AL) Natal (RN).

A itinerância literária contribui para a formação de novos leitores, conscientiza as pessoas sobre a importância da leitura, ao mesmo tempo que estimula o senso crítico, não só diante de uma obra literária, mas também da realidade onde elas estão inseridas.

Instituto Criar

O Instituto Criar, iniciativa criada por Luciano Huck em 2003, tem como propósito promover o desenvolvimento profissional, sociocultural e pessoal de jovens por meio do audiovisual e atende anualmente 150 adolescentes de regiões vulneráveis.

Além da formação integral e oportunidade de inserção no mundo do trabalho, o Instituto Criar investe no fomento de produções audiovisuais para que os alunos e veteranos expressem suas visões de mundo, sejam ativos no processo de transformação social e acessem a cultura em sua diversidade.

O Criar também realiza empréstimo de equipamentos para produções autorais, edital de prêmio para tirar projetos do papel, visibilidade e reconhecimento de criações, agenda cultural com rolês em exposições, espetáculos de teatro e muito mais.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.