O setor turístico na Bahia apresentou crescimento no âmbito do emprego formal pelo nono mês consecutivo. Em setembro de 2023, foram criados 1.087 novos postos de trabalho, representando 11,03% do total de empregos com carteira assinada gerados em todo o estado. Essas informações são provenientes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
No segundo semestre de 2022, o turismo na Bahia não apenas se recuperou dos impactos da pandemia, mas também ultrapassou os níveis registrados antes da crise sanitária. De janeiro de 2021 a setembro de 2022, o setor gerou 20 mil empregos, superando o número de vagas perdidas em 2020, que totalizou 19.032. Em setembro de 2023, o segmento já contava com mais de 26 mil trabalhadores empregados.
“Após o período da pandemia, a evolução do turismo é grande e com certeza será um dos primeiros setores da economia a se restabelecer”, avalia Felipe Oliveira Pedreira, proprietário da Bahia Terra Turismo e Eventos. “A procura pelo estado da Bahia na internet vem cada vez mais sendo o ponto de partida para quem procura por passagens aéreas, passeios, serviços de transfer terrestre, marítimo ou aéreo e reservas de hospedagem”.
Destino em alta
Uma pesquisa conduzida pela Preply revelou os destinos de viagem mais desejados pelos brasileiros nos próximos meses. O estado da Bahia desponta como o destino mais procurado, com 27% dos entrevistados manifestando o desejo de explorar essa região. Em seguida, Santa Catarina alcança 25%, o Rio de Janeiro 23%, o Ceará 22% e o Rio Grande do Sul 20%.
“A Bahia é um estado com uma gama de destinos para todos os perfis, temos praias, cachoeiras, histórias e artesanato, mas a grande tendência no momento é a busca por lugares tranquilos, águas cristalinas e pouco barulho”, pontua Pedreira. “Acredito que a Ilha de Boipeba, mais especificamente a Praia do Moreré, tem sido uma tendência nos últimos anos.”
A pesquisa da Preply também destaca que 61% dos brasileiros planejam realizar viagens de turismo nos próximos 12 meses. Essa inclinação reflete o contínuo anseio por descobrir novas culturas, explorar destinos exóticos e vivenciar experiências únicas. Além disso, 39% dos entrevistados expressaram a intenção de realizar viagens para reencontros familiares. O levantamento ainda revelou que 19% planejam viagens de negócios ou trabalho, seguidos por 18% que têm a intenção de realizar intercâmbios.
“Vejo os próximos anos com grande otimismo. A sociedade entendeu que viajar faz parte do planejamento familiar, é um investimento imprescindível e se faz necessário incluir na programação da família pelo menos uma vez por ano”, finaliza Pedreira.
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