A produção de café no Brasil em 2024 está projetada para atingir 58,08 milhões de sacas de 60 kg, representando um aumento de 5,5% em comparação com 2023, conforme indicado no primeiro levantamento para a safra divulgado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) nesta quinta-feira (18).
A Conab prevê que a safra, no maior produtor e exportador global de café, confirmará um ano de bienalidade positiva. O órgão destaca que em 2023, iniciou-se uma fase de recuperação das produtividades das lavouras devido a condições climáticas mais favoráveis, após adversidades nos dois anos anteriores.
Quanto à produtividade média nacional de café, a primeira estimativa da Conab indica um volume de 30,3 sacas por hectare, cerca de 3% maior em relação à safra anterior.
A produção de café arábica está projetada para alcançar 40,75 milhões de sacas, apresentando um avanço de 4,7% em comparação com a safra anterior. Já para as variedades canéforas (conilon/robusta), espera-se um aumento de 7,2%, totalizando 17,33 milhões de sacas.
Leave a Reply