A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) anunciou ontem (13), no Rio de Janeiro, uma parceria com o Google para fortalecer a presença digital de micro, pequenas e médias empresas do setor de turismo, como restaurantes, hotéis e agências de viagem. A iniciativa inclui workshops e conteúdos sobre boas práticas para melhorar a competitividade dos produtos e serviços desses negócios. As ações serão divulgadas no site do EmbraturLAB, laboratório de inovação da Embratur, com o objetivo de fomentar o crescimento do turismo brasileiro, começando pelo Rio de Janeiro.
O projeto, intitulado “Conecte, engaje e dê seus próximos passos com o Google”, foi apresentado no Sheraton Hotel, em São Conrado. A parceria prevê workshops com dicas para uso de ferramentas do Google, como cardápio digital e reserva de mesas pelo aplicativo, além de capacitação de empreendedores para melhor recepcionar visitantes estrangeiros, oferecendo informações e menus em vários idiomas.
Empresários interessados em fortalecer sua presença digital poderão acessar o site do EmbraturLAB para treinamentos e tutoriais. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail embraturlab@embratur.com.br.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância da parceria: “Embratur e Google estão há um ano nessa parceria e os primeiros resultados começam a aparecer. Isso é importante para cada dono de bar, restaurante, hotel e agência de viagem que recebe turistas estrangeiros. Qualquer turista hoje visita um lugar primeiro através da tecnologia”. Freixo também ressaltou que a digitalização dos destinos turísticos ajuda os turistas a conhecerem melhor o que o Brasil tem a oferecer, incentivando mais visitas e gerando emprego e renda.
Newton Neto, diretor de parcerias do Google, afirmou que a união com a Embratur visa promover internacionalmente os destinos brasileiros e equipar pequenos e médios empreendedores com uma presença online robusta. “Capacitar esse setor é fundamental para que eles cresçam seus negócios”, explicou.
Durante o evento, foram lançados vídeos da ação piloto da parceria, que promoveram a digitalização do restaurante Bafo da Prainha, com apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (Abrasel-RJ). Os vídeos mostram o processo dos workshops e as mudanças implementadas nos perfis do Google Meu Negócio do restaurante. Raphael Vidal, proprietário do Bafo da Prainha, destacou os benefícios da parceria: “Participar deste movimento com o Google e a Embratur foi importantíssimo e os resultados já aparecem. Consigo trabalhar o turismo local e ver as informações no nosso painel, como reservas e preços”.
Pedro Hermeto, presidente da Abrasel/RJ, enfatizou a relevância da parceria para bares e restaurantes: “A Abrasel tem por objetivo apoiar o empresário desde o nascimento até o desenvolvimento do negócio. Com o Google e a Embratur, podemos abrir oportunidades para empresários que têm dificuldade de acessar ferramentas tecnológicas”.
Freixo lembrou que o Rio de Janeiro é a grande porta de entrada do Brasil e a cidade brasileira mais conhecida no mundo. “Começamos por aqui, mas o objetivo é chegar ao Brasil inteiro”, afirmou. Patrick Corrêa, presidente da Riotur, mencionou outros projetos que melhoram a experiência turística no Rio, como as pesquisas de satisfação do turista por meio de QR Code, realizadas em parceria com o EmbraturLAB.
A parceria entre Embratur e Google representa um passo importante para a digitalização das pequenas e médias empresas de turismo no Brasil, oferecendo ferramentas, capacitação e visibilidade para expandir negócios, alcançar novos mercados e fortalecer a economia local.
Deixe seu comentário