Personalizar preferências de consentimento

Usamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como "Necessários" são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para habilitar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Nenhum cookie para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Nenhum cookie para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Nenhum cookie para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyse the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Nenhum cookie para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customised advertisements based on the pages you visited previously and to analyse the effectiveness of the ad campaigns.

Nenhum cookie para exibir.

Embratur e Google lançam iniciativa para fortalecer turismo online

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) anunciou ontem (13), no Rio de Janeiro, uma parceria com o Google para fortalecer a presença digital de micro, pequenas e médias empresas do setor de turismo, como restaurantes, hotéis e agências de viagem. A iniciativa inclui workshops e conteúdos sobre boas práticas para melhorar a competitividade dos produtos e serviços desses negócios. As ações serão divulgadas no site do EmbraturLAB, laboratório de inovação da Embratur, com o objetivo de fomentar o crescimento do turismo brasileiro, começando pelo Rio de Janeiro.

O projeto, intitulado “Conecte, engaje e dê seus próximos passos com o Google”, foi apresentado no Sheraton Hotel, em São Conrado. A parceria prevê workshops com dicas para uso de ferramentas do Google, como cardápio digital e reserva de mesas pelo aplicativo, além de capacitação de empreendedores para melhor recepcionar visitantes estrangeiros, oferecendo informações e menus em vários idiomas.

Empresários interessados em fortalecer sua presença digital poderão acessar o site do EmbraturLAB para treinamentos e tutoriais. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail embraturlab@embratur.com.br.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância da parceria: “Embratur e Google estão há um ano nessa parceria e os primeiros resultados começam a aparecer. Isso é importante para cada dono de bar, restaurante, hotel e agência de viagem que recebe turistas estrangeiros. Qualquer turista hoje visita um lugar primeiro através da tecnologia”. Freixo também ressaltou que a digitalização dos destinos turísticos ajuda os turistas a conhecerem melhor o que o Brasil tem a oferecer, incentivando mais visitas e gerando emprego e renda.

Newton Neto, diretor de parcerias do Google, afirmou que a união com a Embratur visa promover internacionalmente os destinos brasileiros e equipar pequenos e médios empreendedores com uma presença online robusta. “Capacitar esse setor é fundamental para que eles cresçam seus negócios”, explicou.

Durante o evento, foram lançados vídeos da ação piloto da parceria, que promoveram a digitalização do restaurante Bafo da Prainha, com apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (Abrasel-RJ). Os vídeos mostram o processo dos workshops e as mudanças implementadas nos perfis do Google Meu Negócio do restaurante. Raphael Vidal, proprietário do Bafo da Prainha, destacou os benefícios da parceria: “Participar deste movimento com o Google e a Embratur foi importantíssimo e os resultados já aparecem. Consigo trabalhar o turismo local e ver as informações no nosso painel, como reservas e preços”.

Pedro Hermeto, presidente da Abrasel/RJ, enfatizou a relevância da parceria para bares e restaurantes: “A Abrasel tem por objetivo apoiar o empresário desde o nascimento até o desenvolvimento do negócio. Com o Google e a Embratur, podemos abrir oportunidades para empresários que têm dificuldade de acessar ferramentas tecnológicas”.

Freixo lembrou que o Rio de Janeiro é a grande porta de entrada do Brasil e a cidade brasileira mais conhecida no mundo. “Começamos por aqui, mas o objetivo é chegar ao Brasil inteiro”, afirmou. Patrick Corrêa, presidente da Riotur, mencionou outros projetos que melhoram a experiência turística no Rio, como as pesquisas de satisfação do turista por meio de QR Code, realizadas em parceria com o EmbraturLAB.

A parceria entre Embratur e Google representa um passo importante para a digitalização das pequenas e médias empresas de turismo no Brasil, oferecendo ferramentas, capacitação e visibilidade para expandir negócios, alcançar novos mercados e fortalecer a economia local.

Leave a Reply

Your email address will not be published.