Rio Innovation Week debate humanização na era da inteligência artificial

O Rio de Janeiro será palco de um importante evento que discutirá a humanização na era da inteligência artificial. A 4ª edição do Rio Innovation Week (RIW) ocorrerá de 13 a 16 de agosto no Píer Mauá, na região do Porto Maravilha. Este evento, que é um dos principais no campo da tecnologia e inovação, espera atrair cerca de 150 mil visitantes e movimentar R$ 2,6 bilhões em negócios.

Fábio Queiroz, diretor do evento, destaca a importância de incluir a inteligência artificial nas discussões, com o objetivo de desmistificar o tema e mostrar seu potencial transformador para o bem. Segundo ele, cada avanço tecnológico deve ter como propósito melhorar a vida das pessoas e proteger o planeta.

A programação do evento inclui 37 conferências, das quais pelo menos dez serão dedicadas à inteligência artificial. O RIW ocupará uma área de 75 mil metros quadrados, incluindo cinco armazéns do Píer Mauá e o Museu de Arte do Rio (MAR). Serão 26 palcos para atrações simultâneas, com a participação de 2,5 mil startups e 2 mil palestrantes.

O volume de negócios esperado para este ano supera em 13% o do evento anterior. A diretora executiva do RIW, Bruna Reis, informou que o ecossistema de fornecedores e interessados gerou 9 mil pedidos de reunião no ano passado. Empresas como a B3, que opera a bolsa de valores de São Paulo, são grandes demandantes de soluções tecnológicas e participaram ativamente do evento.

Além da prospecção de investimentos, o evento gera cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos em diversas áreas, como montagem, iluminação, som, recepção, marketing e comunicação.

As conferências serão divididas em 14 trilhas temáticas, abordando áreas como agronegócio, energia, mobilidade, empreendedorismo, inovação, sustentabilidade ambiental, esporte, mercado financeiro e diversidade. Haverá também demonstrações de tecnologias, como realidade virtual.

Entre os palestrantes de destaque estão Nadia Murad, ativista dos direitos humanos e ganhadora do prêmio Nobel da Paz em 2018, Eric Ries, autor e empreendedor do Vale do Silício, Kip Thorne, físico teórico americano, e Marcelo Gleiser, físico brasileiro ganhador do Prêmio Templeton 2019. Outros nomes conhecidos incluem a atriz e cantora Zezé Motta, o escritor Ailton Krenak e a influenciadora digital Nath Finanças.

Os ingressos para o evento custam a partir de R$ 250 e podem ser adquiridos no site oficial. Além disso, foram disponibilizados 60 mil ingressos gratuitos para estudantes universitários, acadêmicos, grupos de empreendedorismo social e projetos sociais. O Píer Mauá está localizado na Avenida Rodrigues Alves, 10, na Praça Mauá.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.