A semeadura do milho verão safra 24/25 está em andamento no Rio Grande do Sul, com destaque para a região noroeste, especialmente nas proximidades do Rio Uruguai, onde os trabalhos estão mais avançados. Em outras partes do estado, a preparação do solo está em curso e a semeadura ainda está no início, variando conforme a umidade do solo.
Segundo a Emater/Ascar-RS, espera-se uma redução na área cultivada em comparação à safra anterior, devido aos altos custos de produção, baixa margem de lucro e a presença da cigarrinha-do-milho. As lavouras semeadas mais cedo, que estão nas fases iniciais de desenvolvimento vegetativo, germinação e emergência, apresentam um estande satisfatório. A projeção para a safra 2024/2025 é de 748.511 hectares cultivados, com produtividade estimada em 7.116 kg/ha.
Ontem o sol apareceu entre muitas nuvens e houve chuva em várias regiões do estado, incluindo o sul, centro, Campanha e Vales. No norte, noroeste, Missões e serra, o sol predominou e fez calor. Hoje ainda há chances de chuva no sul e leste do estado pela manhã, mas a tendência é de que as instabilidades diminuam e o tempo fique firme, com sol nas demais áreas e sem previsão de chuva. As temperaturas serão mais elevadas no norte e noroeste.
A passagem de uma frente fria na segunda metade da semana ajudará a manter a umidade do solo, favorecendo o plantio da safra verão. Amanhã o sol predominará em todo o estado, com temperaturas em elevação. No final do dia, uma nova frente fria se aproximará, trazendo chuva para as áreas de fronteira com o Uruguai.
Deixe seu comentário