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E-commerce brasileiro cresce 4% e atinge R$ 196,1 bilhões em 2023

O comércio eletrônico no Brasil movimentou R$ 196,1 bilhões em 2023, registrando um crescimento de 4% em relação ao ano anterior, conforme dados divulgados pelo Observatório do Comércio Eletrônico Nacional, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic). Desde 2016, quando o volume negociado foi de pouco mais de R$ 39 bilhões, o setor quintuplicou seu tamanho.

Os estados de São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais concentraram 60% das transações de comércio eletrônico ao longo de 2023. Segundo Uallace Moreira, secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do Mdic, esses números evidenciam a necessidade de promover inclusão digital e distribuição de renda, destacando a importância do e-commerce para o desenvolvimento nacional.

Os dados do Observatório, baseados em notas fiscais eletrônicas da Receita Federal, revelam que os smartphones lideraram as vendas no e-commerce brasileiro em 2023, movimentando R$ 10,3 bilhões. Outros produtos com grande volume de vendas incluem livros e impressos (R$ 6,4 bilhões), televisores (R$ 5,3 bilhões), refrigeradores e congeladores (R$ 5 bilhões), tablets (R$ 4,4 bilhões) e complementos alimentares (R$ 3,7 bilhões).

A lista de produtos mais vendidos varia conforme o estado. Em Minas Gerais, calçados foram os mais comprados; no Espírito Santo, aparelhos de ar-condicionado; em Santa Catarina e Paraíba, refrigeradores e congeladores; em Goiás, automóveis; e no Distrito Federal, livros.

A análise regional mostrou que o Sudeste dominou o cenário do e-commerce, com 73,5% das vendas online, seguido pelo Sul (15,2%), Nordeste (7%), Centro-Oeste (3%) e Norte (1,3%). Quanto à origem das compras, o Sudeste também liderou com 55,6%, seguido pelo Sul (16,8%), Nordeste (15,8%), Centro-Oeste (8,3%) e Norte (3,3%).

Para aumentar a adesão de pequenos negócios ao comércio online, o MDIC e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) estão desenvolvendo o projeto E-commerce.BR, previsto para ser lançado até o final do ano. A iniciativa visa melhorar o desempenho financeiro das empresas através de soluções inovadoras, especialmente em regiões onde o comércio eletrônico ainda é pouco expressivo. As transações interestaduais representaram 62% do total, enquanto as realizadas dentro do próprio estado foram 38%.

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