Nesta quarta-feira, Brasil e Estados Unidos deram início a discussões focadas na cooperação para o desenvolvimento de hubs de energia limpa. A iniciativa envolve parcerias entre os governos e o setor privado, visando a operação de hidrogênio e tecnologias de captura, uso e armazenamento de carbono (CCUS).
Durante o Fórum de Energia Brasil-EUA, realizado em Foz do Iguaçu, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e a secretária de Energia dos Estados Unidos, Jennifer Granholm, discutiram as oportunidades de colaboração. Silveira destacou a importância dos EUA como parceiros estratégicos para o Brasil, ressaltando a troca de experiências em energia nuclear e biocombustíveis.
Granholm elogiou as novas legislações brasileiras sobre hidrogênio de baixa emissão e combustíveis do futuro, reforçando o apoio à descarbonização dos setores de petróleo e gás. Ela também anunciou a cooperação com o programa Energias da Amazônia, que busca descarbonizar sistemas de energia isolados no Brasil.
Um memorando de entendimento foi assinado para que o Brasil sedie uma futura edição do Solar Decathlon América Latina e Caribe, uma competição universitária que promove a construção de edifícios sustentáveis.
Deixe seu comentário