A Black Friday se consolidou como uma das datas mais importantes para o varejo no Brasil. Em 2024, o evento está programado para ocorrer em 29 de novembro, mas as promoções começarão já na quinta-feira, dia 28, e se estenderão até domingo, 1º de dezembro. Além disso, diversas ofertas serão distribuídas ao longo de todo o mês.
Importada dos Estados Unidos, onde coincide com o feriado de Ação de Graças, a Black Friday é sinônimo de grandes descontos em muitos setores. A consultoria Neotrust Confi estima um crescimento de 9,1% no faturamento do e-commerce durante os quatro dias principais de promoção, com base em dados de cerca de 5 mil varejistas.
Em 2023, as vendas na Black Friday caíram 2,4% em relação ao ano anterior, totalizando R$ 8,52 bilhões. No entanto, 2024 promete ser diferente. Juliana Lorenzetti, diretora de crescimento da Confi, destaca que a proximidade com o pagamento do 13º salário e o Natal pode impulsionar as vendas.
O setor de e-commerce já demonstrou força ao longo do ano, com um faturamento de R$ 235 bilhões até outubro, um aumento de 13,8% em comparação a 2023. As categorias de eletrodomésticos, moda e beleza devem se destacar, enquanto móveis, pet shop e alimentos e bebidas podem ter crescimento mais modesto.
Leave a Reply