Brasília exibe réplica do nanossatélite AlfaCrux

Foto: © Lodestar/Divulgação

Uma réplica do nanossatélite AlfaCrux, o primeiro desenvolvido em Brasília, estará em exibição no planetário Luiz Cruls a partir de hoje. Criado por professores e alunos da Universidade de Brasília (UnB), o AlfaCrux orbitou a Terra de abril de 2022 a abril de 2023, coletando dados sobre queimadas e desmatamento na Amazônia e no Cerrado.

Geovany Borges, professor da UnB, destaca que o maior legado do projeto é o conhecimento adquirido. Ele enfatiza a importância da qualificação da equipe e da infraestrutura desenvolvida para futuras iniciativas de monitoramento ambiental.

Marco Antônio Costa Júnior, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, afirma que os dados obtidos são cruciais para enfrentar problemas ambientais na região. Marcos Chamom, presidente da Agência Espacial Brasileira, elogia o desempenho do AlfaCrux e prevê um aumento nos projetos espaciais universitários no Brasil.

A mostra no planetário inclui painéis interativos, um vídeo em cúpula 360 sobre o lançamento e uma réplica do satélite, que originalmente se desintegrou ao reentrar na atmosfera.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.