O chef de cozinha Paulo Machado, apresentador e embaixador da cozinha do Pantanal, marca presença no maior evento de turismo da Europa, celebrando a diversidade da Rota Gastronômica Pantaneira.
Novembro será um mês especial para o chef Paulo Machado. O maior embaixador da gastronomia do bioma do Pantanal participa, novamente, do World Travel Market London, que acontece no Centro de Convenções ExCeL London, Inglaterra, considerado um dos maiores eventos de turismo e viagens do mundo, entre os dias 5 a 7 de novembro de 2024.
“Estou ansioso e muito feliz por voltar a Londres para apresentar um banquete de comida pantaneira e mostrar ao mundo a riqueza da nossa gastronomia. A WTM London, maior feira de turismo da Europa é o cenário perfeito para isso, e estou animado para fazer novas conexões e celebrar a diversidade cultural através da Rota Gastronômica Pantaneira.”, afirma o chef.
O evento cresceu inacreditavelmente nas últimas quatro décadas. A primeira edição do WTM no London Olympia em 1980, reuniu cerca de 40 países, 221 expositores e 9.000 visitantes profissionais. 44 anos depois, em 2024 a WTM London reunirá cerca de 5.000 expositores de 184 países e regiões, mais de 51.000 participantes e movimentará em média £ 2,8 bilhões em negócios na indústria do turismo.
A WTM London reúne a comunidade internacional de viagens de lazer; fornecendo inspiração, educação, sourcing e benchmarking para profissionais do turismo, ao mesmo tempo que oferece aos expositores um local para fazer negócios e mostrar seus serviços à imprensa internacional, além de realizar anualmente o maior encontro de mídia global sob o mesmo teto para o setor de viagens – o lugar para ficar à frente do que há de novo e inspirador no mundo das viagens de lazer.
A Embratur realizou, através do Edital de Chamamento Público, a seleção dos interessados em participar, como coexpositores, dos estandes do Brasil nas feiras internacionais. A Fundação foi selecionada a participar da WORLD TRAVEL MARKET- WTM LONDON 2024 com um posto de trabalho para atuação do Mato Grosso do Sul, com a participação do Diretor-Presidente da Fundtur MS Bruno Wendling, do Diretor de Mercado Breno Amorim e do empresário Marcos Dias Soares, proprietário do Abismo Anhumas, em Bonito/MS.
É importante destacar que o estado de Mato Grosso do Sul possui uma gastronomia pantaneira que é muito apreciada pelo mercado europeu, considerando que a cozinha pantaneira tem por base comidas de várias partes do mundo.
O Chef Paulo Machado é um dos grandes nomes da gastronomia brasileira, e sua cozinha tem por base os sabores da sua terra natal: Mato Grosso do Sul. Publicou em 2021 o livro: Cozinha Pantaneira, Comitiva de Sabores. Ele está à frente do Instituto Paulo Machado e é colunista da CBN Campo Grande (MS), além de ministrar aulas sobre gastronomia pelo Brasil e pelo mundo.
“São iniciativas como estas da Fundtur MS, do SEBRAE e a Embratur que lançam o turismo brasileiro de uma forma extremamente atraente, lúdica e saborosa.”, comenta Machado.
Em parceria com o Sebrae MS, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul está realizando aqui no Mato Grosso do Sul o projeto gastronômico “2ª Rota Gastrônomica Pantaneira”. Com o sucesso 1ª edição da Rota Gastronômica Pantaneira, que teve o roteiro pensado e desenvolvido pelo chef Paulo Machado, em parceria com a jornalista gaúcha Tati Feldens e o professor da UFRJ Moacir Sobral, novos empreendimentos foram convidados a participar da Rota Águas em 2023. A iniciativa tem sido fundamental para o desenvolvimento econômico e turístico da região pantaneira, valorizando os sabores típicos e promovendo o turismo gastronômico em nível nacional e internacional.
Busca-se mostrar com essa segunda edição todo o potente cenário pantaneiro ligado ao universo das águas. Restaurantes beira-rio, barco hotéis, pousadas, pesqueiros, as cidades que nascem às margens do Rio Paraguai, como Porto Murtinho e Corumbá. Eles serão o alvo desta segunda edição da Rota Gastronômica que traz de forma pioneira a gastronomia local como motriz para o turismo.
O projeto visa resgatar, preservar e dinamizar a cultura gastrônomica Sul-Mato-Grossense, valorizando a gastronomia pantaneira e o desenvolvimento de produtos focados em turismo de experiência. No total, participam da nova edição 10 empreendimentos: três deles em Porto Murtinho e os demais em Corumbá.
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