Foto: Wilson Dias |Agência Brasil
Nos primeiros nove meses de 2024, o setor industrial no Brasil registrou um aumento significativo na criação de empregos, com destaque para a contratação de jovens. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram criados 405.493 novos postos, representando um aumento de 75,5% em comparação ao mesmo período de 2023, que contabilizou 230.943 vagas.
Em setembro, o saldo foi de 59.827 novas vagas, um crescimento de 40% em relação a setembro de 2023 e 16% em relação a agosto. A indústria de transformação liderou com 93% das vagas, destacando-se os setores de alimentação, borracha e material plástico, e veículos automotores.
O Nordeste liderou as contratações, com 42,4% do total em setembro, seguido por Sudeste, Sul, Norte e Centro-Oeste. A contribuição do governo federal, através de programas de incentivo como o Mover e a Depreciação Acelerada, foi citada como fator impulsionador para esse crescimento.
A expectativa é de R$ 1,6 trilhão em investimentos da indústria nos próximos anos, com destaque para construção, setor automotivo, alimentos, papel e celulose, semicondutores e eletroeletrônicos, siderurgia e saúde.
Os jovens de 18 a 24 anos representaram 57,4% dos novos contratados. Exemplos incluem Caio Cabral, de 18 anos, que ingressou na APS Soluções, e Marli Matias Lima, de 20 anos, que agora trabalha na Volkswagen após um processo seletivo competitivo.
Deixe seu comentário