Papai Noel existe e mora em Gramado até 19 de janeiro. Se você tem dúvidas, é porque nunca visitou o Natal Luz, um dos eventos mais famosos da cidade e mais esperados do ano.
O Natal Luz ilumina e colore a cidade, criando uma atmosfera de magia e encantamento. Em sua 39ª edição, o evento começou em 24 de outubro e vai até 19 de janeiro com uma programação composta por centenas de espetáculos e atividades diárias, na sua maior parte gratuitas. Confira abaixo uma lista de 10 razões que vão fazer você preparar as malas e seguir com destino à terra onde o Natal é sonho e realidade durante quase 90 dias.
1 – A decoração sem igual Todos os visitantes que atravessam qualquer um dos dois pórticos de entrada da cidade são recebidos por uma decoração de tirar o fôlego – aqui vale o “ver para crer” –, fazendo com que até aqueles que não são os maiores fãs das festividades de final de ano mergulhem numa atmosfera diferente.
Milhares de luzes, árvores de todos os tamanhos, bonecos de neve, renas, enfeites natalinos em tamanho gigante e toda sorte de símbolos dessa época do ano estão espalhados pelas ruas e estabelecimentos da cidade numa harmonia quase musical. E não há descrição capaz de dar conta da beleza dessa imensa exposição a céu aberto de cores e brilho.
2 – O Nativitaten Um dos mais grandiosos espetáculos do Natal Luz de Gramado é o Nativitaten. Uma combinação incrível de luzes, músicas interpretadas por cantores líricos e populares ao vivo e efeitos pirotécnicos trazem a história do nascimento de Cristo de uma forma única. O lago, cenário da apresentação, transforma-se em um palco flutuante, dando uma aura ainda mais envolvente para a noite.
O Nativitaten, uma das únicas atrações pagas do Natal Luz, é realizada duas vezes por semana no lago do centro de eventos Serra Park, a menos de 5 minutos de carro do centro e com a comodidade de estacionamento pago no local. Todos os ingressos garantem acesso a cadeiras em área coberta, conforme o setor escolhida no momento da compra.
3 – O Grande Desfile de Natal Outra atração disputada é O Grande Desfile de Natal que, depois de muitos anos, volta a ser realizado no centro da cidade, na chamada Rua dos Arcos (trecho central da Avenida das Hortênsias). Com cenografia renovada, carros alegóricos, figurinos grandiosos e uma trilha sonora original, o desfile traz à vida os elementos mais icônicos do Natal. Personagens clássicos e figuras tradicionais do Natal, como soldadinhos de chumbo, biscoitos de gengibre e pinheirinhos, e performances encantadoras garantem diversão e beleza para todas as faixas etárias. É possível assistir ao show sentado, bem próximo de onde passam artistas e carros temáticos, mediante ingresso.
4 – A programação gratuita
Como já é tradição, o Natal Luz de Gramado oferece vasta programação gratuita, permitindo que moradores e turistas assistam a uma grande diversidade de shows, de gêneros artísticos diversos durante todo o período do evento. Serão mais de 260 apresentações, entre dança, teatro e música, a custo zero. Um grupo variado de talentos, especialmente locais – cerca de 90% dos mais de 150 artistas são de Gramado e Canela –, ocupa o palco da Rua Coberta e a Vila de Natal, com exibições que podem chegar a quatro vezes num dia, como nos sábados e domingos, começando já pela manhã. A ocupação das cadeiras é por ordem de chegada, mas também é possível acompanhar as performances de pé e dos restaurantes do local.
A programação completa pode ser conferida no site oficial do evento: www.natalluzdegramado.com.br.
5 – A Corrida e Caminhada de NoelVocê pode não ter as renas mágicas, mas pode participar da Corrida e Caminhada de Noel. A 9ª edição do evento esportivo já está com inscrições abertas e acontece dentro da programação do Natal Luz no dia 1º de dezembro. Serão quatro modalidades: caminhada, corridas de 5km e 10km, e corrida kids.
Todos os participantes receberão o Kit Noel com camiseta, número, chip (para corridas) e toca vermelha de Natal. Com a proposta de incentivar hábitos saudáveis, a atividade também tem caráter lúdico. O participante com a melhor caracterização com o tema “Natal” escolhido pela comissão organizadora irá ganhar um troféu especial. São apenas 300 vagas.
Mais informações e inscrições em www.natalluzdegramado.com.br.
6 – A Vila de Natal e a Casa do Papai Noel Diariamente, das 9h às 20h, é possível visitar a Vila de Natal, onde artesãos locais exibem e vendem seus produtos, num cenário que lembra os mercados natalinos europeus. Localizada na Praça das Etnias (Av. Borges de Medeiros,1848), é lá também que ficam a Casa do Papai Noel, aberta todos os dias das 14h às 18h, para visitação e fotos, e um palco para intervenções artísticas diárias (sempre às 16h).
Na Casa do Papai Noel a recepção é feita pelo bom velhinho em carne, osso e barba, que recebe as cartinhas com pedidos de Natal. Todas as atrações – Vila, Casa e apresentações – são gratuitas. Enquanto na Praça das Etnias são realizadas as performances teatrais, na famosa Rua Coberta, a menos de 10 minutos de caminhada da Vila de Natal, ocorrem os shows musicais com orquestras, corais, bandas e artistas solo.
7 – A gastronomia e a hotelaria gramadenses A maior estrutura hoteleira do Rio Grande do Sul e uma das maiores do Brasil, além de uma reconhecida gastronomia, tornam a vinda a Gramado ainda mais atrativa. Com opções para todos os gostos e bolsos, é possível dormir e comer bem. Muitas das hospedagens ficam na região central, permitindo que a programação do Natal Luz seja quase toda acompanhada a pé.
São mais 22.800 leitos em 216 meios de hospedagem e mais de 300 estabelecimentos de alimentação entre restaurantes, bistrôs, lanchonetes e bares. De culinária típica da região, passando pelo famoso fondue e pelo farto café colonial, até petiscos e refeições rápidas, não faltam alternativas para manter a energia e a disposição dos visitantes.
8 – As inúmeras opções de entretenimento Quem vem a Gramado e região tem à disposição uma ampla cartela de opções de entretenimento o ano todo. Parques temáticos de todos os tipos (relaxe em piscinas térmicas, brinque na neve, veja o mundo em miniatura), uma infinidade de museus, jardins, vinícolas, lojas de chocolate que são um espetáculo à parte. Tudo isso pode fazer parte do roteiro em sua vinda para o Natal Luz. E não podem ficar de fora as belezas naturais da cidade, então, programe um passeio pelo Lago negro e um momento para apreciar a vista do Belvedere Vale no Quilombo. E, claro, reserve um tempo para visitar as lojas de souvenir e produtos típicos, incluindo a Loja Oficial do Natal Luz, que fica na Praça Major Nicoletti, bem no centro.
9 – O clima da Serra Gaúcha
O “clima europeu” da Serra Gaúcha é, por si só, uma atração para muitas pessoas. Com temperaturas amenas quase o ano todo, atrai especialmente quem vem de regiões mais quentes do país. Não raro, mesmo no verão, algumas noites frias convidam os turistas a colocarem gorro e cachecol, contribuindo ainda mais para a atmosfera natalina.
Por isso, não se esqueça de colocar roupas quentes na bagagem. Mesmo assim, em caso de necessidade, há uma farta oferta de casacos, mantas, luvas e outros itens para frio nas lojas da cidade. E tem mais: no caso do Nativitaten, que ocorre à noite às margens de um lago, são vendidas mantas temáticas do evento garantindo uma lembrança da viagem para levar para casa.
10 – O turismo local e a reconstrução do RS Não é possível deixar de fora de qualquer assunto que envolva o Rio Grande do Sul, a situação pela qual passou o estado nos meses de abril e maio, com as chuvas e enchentes que cobram seus prejuízos humanos e econômicos até agora. Serão longos anos de reconstrução, e cada visitante que passar pelo Natal Luz movimenta o turismo local, aquecendo a economia e ajudando nessa retomada.
Não por acaso, o tema do 39º Natal Luz é “acolhimento”: um evento para todos, que abraça as diferenças e acolhe aqueles que precisam dos ares de esperança que essa época de festas é capaz de proporcionar.
Deixe seu comentário