O Zerah Platform quer levar conhecimento acessível sobre o uso de Inteligência Artificial, letramento e difusão de conhecimento tecnológico para produtoras rurais, cooperativistas e empreendedoras rurais
Zerah Platform, projeto educacional socioambiental que promove educação para temas relacionados a mudanças climáticas, lançará, em breve, uma frente de letramento em Inteligência Artificial. Como tudo que é feito pelo Zerah, será gratuito e voltado para produtoras rurais, cooperativistas e empreendedoras do setor. O treinamento visa levar conhecimento prático e acessível sobre a tecnologia, permitindo que eles compreendam, com mais aprofundamento, a IA e como ela pode ser aplicada em seu dia a dia no campo e nos negócios ligados à área. O curso representa uma oportunidade única para pequenos produtores rurais se familiarizarem com as possibilidades da IA e aprenderem a aplicá-la em suas realidades. A iniciativa reforça o compromisso com a difusão do conhecimento e o fortalecimento do setor agropecuário através da educação.
O formato do curso será flexível: as aulas poderão ocorrer presencialmente, em cooperativas e comunidades rurais, ou online, dependendo da demanda de cada grupo ou propriedade. “O importante é que o conteúdo chegue até eles de forma clara e eficiente. Vamos nos adaptar às necessidades para garantir o melhor aprendizado”, destaca, Ana Beatriz Prudente Alckmin, pedagoga, educadora de ESG, IA e sustentabilidade, presidente e fundadora do projeto.
Para assegurar qualidade e profundidade, o projeto contará com um time de especialistas e professores convidados, com ampla experiência no setor de tecnologia e agro. “Não estamos vendendo nada. A ideia é realmente democratizar o acesso ao conhecimento. É uma filantropia educacional, com base em valores judaicos e na filosofia do Tikkun Olam, que significa buscar um mundo ideal, no nosso caso através da educação”, explica a idealizadora Ana.
As inscrições serão feitas através do e-mail zerahplatform@gmail.com, no qual os interessados em receber o curso — líderes comunitárias do mundo do agro ou líderes de cooperativa — devem enviar uma mensagem manifestando interesse e se apresentando. Em seguida, é feito o agendamento de uma conversa virtual para entender as demandas que eles têm, de modo que seja possível montar um curso personalizado com disciplinas que atendam às suas necessidades.
Inteligência artificial no agro
A inteligência artificial tem transformado o cenário agrícola global, oferecendo soluções para aumento da produtividade, otimização de recursos e sustentabilidade. Para pequenos produtores, compreender essas tecnologias é um diferencial competitivo, permitindo desde o monitoramento de safras até a gestão eficiente da irrigação, fertilizantes e insumos.
“O acesso à educação em IA capacita-os a tomar decisões mais estratégicas e impulsionar a inovação em suas propriedades”, afirma a presidente do projeto. Estudos indicam que o mercado de IA na agricultura deve crescer 25,5% até 2026, impulsionado pelo uso crescente de dados, sensores e imagens aéreas para culturas, aumentando a produtividade por meio de tecnologia de aprendizado de máquina.
No Brasil, a adoção de tecnologias de IA no campo tem proporcionado avanços significativos. Sistemas inteligentes, alimentados por dados de imagens de satélite, sensores agrícolas e drones, oferecem uma visão detalhada das condições das plantações, permitindo a identificação precoce de problemas como pragas e doenças, além de otimizar a aplicação de insumos agrícolas, reduzindo desperdícios e promovendo práticas mais sustentáveis. “Hoje não dá para falar de sustentabilidade no campo sem falar de IA. Ela se tornou um elemento importante para concretizar as práticas sustentáveis”, completa Ana.
Leave a Reply