Instrutor de gastronomia do Senac EAD compartilha receitas com bacalhau e dois tipos de sobremesas
O cristianismo é a religião com maior número de adeptos no mundo, somando 29,8% da população mundial, e o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de indivíduos que acreditam nos ensinamentos deixados por Jesus Cristo.
Desse modo, os cristãos adotaram para esta data, entre outros atos, a abstenção de comer carne bovina e de frango. Além disso, são realizados períodos de jejum, reduzindo e controlando a quantidade de comida. Vale acrescentar que o período de reflexão é iniciado na Quaresma, intervalo no qual os cristãos realizam 40 dias de penitência e preparação espiritual para a Páscoa.
No Brasil, a data é celebrada em todas as regiões, sendo incorporada aos costumes culturais de cada localidade. O instrutor de Gastronomia do Senac EAD, Henrique Dias, reforça que muitas pessoas optam por não consumir carne na Sexta-feira e buscam opções de alimentos tradicionais e sazonais.
“Nesse sentido, são verificadas alterações no preparo de pratos que são culturais em uma determinada região, como por exemplo: moqueca de banana da terra (Bahia), bacalhau à Brás (São Paulo) e Arroz de Peixe (substituindo o arroz carreteiro) no Rio Grande do Sul”, explica o chef.
Normalmente, a proteína bovina é substituída por vários tipos de peixe e um dos mais apreciados é o bacalhau, introduzido no país durante a colonização portuguesa. O instrutor destaca que o preço do produto é mais alto por ser importado e compartilha dicas, como adquirir antecipadamente o alimento congelado.
“Uma boa opção para economizar os gastos com ingredientes tradicionais utilizados nas receitas servidas em confraternizações é comprá-los fora das épocas festivas. A mesma recomendação vai para conservas como azeitonas e alcaparras que sobem de preço, em razão da alta demanda da época”, reforça Henrique.
Portanto, se você deseja reunir a família para a celebração e economizar nas compras, siga as dicas do especialista e aproveite para experimentar uma receita muito saborosa feita com o bacalhau e duas opções de sobremesa.
1 – Bacalhau à Gaúcha:
Ingredientes:
500g de bacalhau dessalgado
2 batatas grandes descascadas
1 cebola grande em anéis
2 pimentões (vermelho e verde) em anéis
2 tomates em fatias
120ml de azeite de oliva
1/2 xícara de azeitonas pretas
2 ovos cozidos em fatias
Salsinha picada para decorar
Modo de preparo:
– Em uma panela grande, coloque uma camada de batatas, seguida por uma camada de cebolas, pimentões e tomates.
– Adicione o bacalhau dessalgado por cima e regue com o azeite
– Repita as camadas, até que os ingredientes acabem
– cubra a panela e cozinhe em fogo médio/ baixo por cerca de 40 minutos, até que as batatas estejam macias.
– decore com azeitonas, os ovos cozidos e a salsinha picada.
2 – Bolo de Maçã
Ingredientes:
3 maçãs vermelhas descascadas em fatias
Suco de 1 limão
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de manteiga derretida
1 colher de sopa de fermento químico
1 colher de chá de canela em pó
1/2 xícara de leite
1 ovo
Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180°C e unte a forma. Misture as maçãs com o limão e reserve. Em uma tigela, misture o açúcar, a farinha de trigo, a manteiga, o fermento e a canela. Adicione o leite e o ovo e misture bem. Em seguida, despeje a mistura na forma e distribua as maçãs por cima.
Asse por cerca de 40 minutos ou até que a cuca esteja dourada e firme. Deixe esfriar antes de servir.
3 – Salada de frutas frescas com creme de iogurte
Ingredientes:
1 manga picada
1 mamão picado
2 kiwis picados
1 maçã picada
1 abacaxi picado
Suco de 1 laranja grande
Folhas de hortelã para decorar
2 potes de iogurte natural
2 colheres de sopa de mel
Raspas de 1 limão
Modo de Preparo:
Em uma tigela grande, misture todas as frutas e o suco de laranja. Enquanto isso, em outro recipiente, misture o iogurte natural, o mel e as raspas de limão. Sirva a salada de frutas em taças individuais acompanhada do creme de iogurte e decore com folhas de hortelã.
Leave a Reply