A redução média nos alertas de desmatamento nos últimos seis meses, em comparação com o mesmo período do ano anterior, é de 31,5% no Mato Grosso. O resultado é reflexo da política estadual de tolerância zero, e dos investimentos na prevenção e combate ao desmatamento e incêndios. As informações oficiais são do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (DETER) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
A política de tolerância zero foi criada pelo Comitê Estratégico para o Combate do Desmatamento Ilegal, a Exploração Florestal Ilegal e aos Incêndios Florestais (CEDIF-MT), em desenvolvido março de 2020. Na prática, o CEDIF integra estrategicamente as ações de órgãos como Casa Civil, polícias Militar e Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) e secretarias de Meio Ambiente e Segurança.
“O governo está fortalecendo o combate às ilicitudes com monitoramento em tempo real do território mato-grossense, tanto das queimadas quanto do desmatamento. A desmobilização dos infratores com a apreensões de equipamentos utilizados no desmatamento, o embargo da área, e a aplicação de multas, também possibilitam que possamos fortalecer quem trabalha na legalidade”, explica a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.
Deixe seu comentário