A “Hora do Planeta” da WWF tem o apoio do McDonald’s na América Latina

Em 2021, a Arcos Dorados, maior franquia do McDonald’s em todo o mundo, chega ao 13o ano de apoio à Hora do Planeta, que tem sua próxima edição dia 27 de março. A iniciativa mundial é promovida pela organização World Wide Fund For Nature (WWF), com o objetivo de conscientizar a população sobre as mudanças climáticas e incentivar a participação de todos na conservação do meio ambiente. Na ocasião, todos os restaurantes da rede na América Latina apagam suas luzes exteriores por 60 minutos, trazendo ainda mais visibilidade para a causa. Este ano, a campanha seguirá o mote #ConectadoNoPlaneta, utilizando o alcance e eficiência das plataformas digitais para engajar e levar informações para a sociedade sobre o tema.

Além do ato simbólico, a companhia se preocupa com o uso consciente de energia durante todo o ano. No Brasil, a Arcos Dorados conta com uma série de iniciativas para abastecimento de seus restaurantes próprios por fontes renováveis, reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade e com o meio ambiente. 

Usinas solares

Com previsão para início de operação em abril, duas usinas solares para abastecimento exclusivo dos restaurantes McDonald’s, construída pela AES Brasil em Minas Gerais, com mais de 12 mil módulos fotovoltaicos. A nova usina tem capacidade para gerar mais de 9.500 MWh de energia limpa por ano, para abastecer 21 unidades da rede em Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia, São Luiz, Ipatinga e Passos. 

A parceria com a AES Brasil também levará à inauguração de uma usina solar em Cotia (SP), com previsão de início de operação em maio, para abastecimento exclusivo de seis restaurantes McDonald’s na Grande São Paulo, com mais de 3 mil módulos fotovoltaicos e capacidade para gerar mais de 2 mil MWh de energia limpa por ano. 

Além das inaugurações, desde junho do ano passado, quatro restaurantes e dez quiosques de sobremesa do McDonald’s no Distrito Federal já operam totalmente com energia renovável, geradas por duas usinas solares pertencentes ao Grupo Levvo, franqueado da rede na região. As usinas produziram neste primeiro ano mais de 2.500 MWh.

Adesão ao mercado livre de energia

Outra importante iniciativa da Arcos Dorados em torno do tema é a adesão ao mercado livre de energia. Além de oferecer bandeiras tarifárias mais competitivas, a migração acelera a trajetória da companhia na aquisição de uma energia mais sustentável. Com a compra mensal por volta de 10,8 mil MWh de energia de grandes geradoras, quer gerar energia através de fontes de geração de energia renovável, como: solar, eólica e pequenas hidroelétricas.

A mudança teve início em março de 2020, com compra de energia das geradoras AES Brasil e Engie. Cerca de 197 restaurantes McDonald’s em todas as regiões do Brasil já são abastecidos por energia adquirida no mercado livre e novas migrações acontecerão até maio de 2022.

“O principal ponto positivo da energia sustentável é que ela é mais benéfica para o meio ambiente, emitem menos gases de efeito estufa (GEE) que as fontes fósseis. Entendemos que, como principal player do setor, temos o dever de utilizar nossa escala e representatividade para promover mudanças em busca de um mundo melhor para todos”, afirma Leonardo Lima, Diretor Corporativo de Desenvolvimento Sustentável da Arcos Dorados.

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