Selecionamos grandes vinhos de pequenos produtores chilenos para a Páscoa. Confira!

Os vinhos chilenos lideram o ranking de vinhos importados no Brasil há mais de 10 anos. Mas o brasileiro ainda está alheio à verdadeira revolução – como bem citou Jancis Robinson – iniciada por pequenos vinhateiros. Os dados não mentem: menos de 0,5% dos rótulos andinos que chegam ao país são de vinícolas independentes.

São brancos, rosés, tintos e espumantes elaborados em pequena escala; a partir de terroirs selvagens, microclimas diferenciados, com resgate de uvas centenárias e modelos de produção livres e sustentáveis. E o mais interessante: têm seus rótulos anualmente premiados por publicações e especialistas, como Patricio Tapia (Descorchados), Tim Atkin (Master of Wine), James Suckling e Robert Parker.

Para essa Páscoa a novidade é harmonizar esse excelentes vinhos da chamado “Novo Chile” com receitas típicas da data. Por exemplo, pratos leves com peixes, frutos do mar e Bacalhau à Brás ou à Gomes de Sá, podem ser servidos com o La Recova AVID Sauvignon Blanc 2017. Ele traz grande complexidade aromática, excelente acidez e equilíbrio, mesmo com teor alcoólico de 14%. É frutado, mineral, untuoso e com notas de salsa e capim limão.

Já o Erasmo Rosé de Mourvedre 2018 é elaborado com uvas colhidas manualmente e fermentado com leveduras nativas, este rosé delicado traz em sua análise sensorial aromas de frutas vermelhas, framboesas e flores selvagens; com acidez refrescante e equilíbrio com final frutado. O Trapi Hand Made Pinot Noir 2018 quando na taça mostra um caráter deliciosamente fresco da Pinot, com notas de amoras, morangos, ervas frescas e alcaçuz. De corpo leve, poucos taninos, tem acidez marcante e um final fresco e especiado. Esses dois vinhos devem ser servidos gelados, ao lado de carnes brancas, massas leves e saladas; ou à beira da piscina. 

Para harmonizar com Bacalhau com Natas, ao Zé do Pipo e preparos à base de carneiro o Laura Hartwig Laluca Merlot 2019 é perfeito. Com sua cor rubi claro, este tinto possui aromas intensos de frutas vermelhas, como cereja e ameixa. Na boca é vívido e fresco.  Esses pratos também podem ser acompanhados do Bowines Fillo Carignan 2017 que é elaborado a partir de vinhas velhas de 60 anos, traz um pouco mais de estrutura que os demais, mas é bastante floral e frutado. Com acidez de sobra e também um certo caráter mineral, tem final longo e intenso.

Por fim, o Villalobos Silvestre Carignan 2018 é quase um presente para a Semana Santa. Artesanal, é elaborado a partir de vinhedos selvagens com mais de 80 anos, para depois estagiar por 18 meses em barricas usadas de carvalho francês. É intenso e refrescante; permeado por notas de flores de campo, frutas silvestres e nuances evoluídas de tabaco, cacau e carne curada. Perfeito para todos os momentos!

A importadora Novo Chile surgiu para representar ícones deste movimento.

Onde comprar: www.DaGirafa.com.br 

Fotos divulgação

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.