A região do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, que faz divisa com Cuiabá, recebeu a primeira ação de Manejo de Incêndio Florestal (MIF), também conhecida como queima prescrita, de 2021. A iniciativa, realizada em 30 de março, é preventiva e preparatória para o enfrentamento das queimadas na região. Teve a participação da Defesa Civil de Cuiabá, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso.
Segundo o diretor da Defesa Civil, José Pedro Ferraz Zanett, a queima controlada é uma forma de prevenir a ocorrência e os riscos de grandes incêndios florestais. “A atividade tem por finalidade diminuir o material combustível para que haja um melhor controle por parte dos agentes de defesa civil e bombeiros militares caso venha ocorrer um incêndio florestal no local”, disse.
A queima prescrita foi realizada em uma área de aproximadamente 15 hectares, sob a vigilância e suporte das instituições participantes. De acordo Zanetti, o órgão foi convidado a participar dando suporte à ação devido ao bom êxito dos trabalhos realizados no ano passado e por fazer parte das forças de combate às queimadas urbanas e incêndios florestais neste ano de 2021.
Deixe seu comentário