O PIX, sistema desenvolvido pelo Banco Central que permite pagamento instantâneo, responde por 51% das transações bancárias desde o seu lançamento, há seis meses. Isso corresponde a mais de R$ 1 tri.
O sucesso na aceitação fez com que o BC desenvolvesse novas funcionalidades para a ferramenta, como o PIX saque e o PIX troco. Essas funções vão permitir que clientes façam saques em dinheiro ou então obtenham troco em moeda após pagamento por uma mercadoria com uso do PIX.
“Essa é uma funcionalidade que vai trazer muitos benefícios à população, principalmente às pessoas que vivem nas periferias das grandes cidades, onde as redes de ATM [caixas eletrônicos] não estão tão presentes, e nas pequenas cidades também”, diz Ângelo Duarte, chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central.
Uma das principais vantagens, segundo o BC, é a segurança do sistema. “Não existe fraude no PIX, nos sistemas do PIX. O que existe, de fato, são aquelas tentativas de obter dados bancários, dados pessoais das pessoas através do envio de SMS, de email. São tentativas de fraude que usam o PIX nesse momento porque o PIX está muito em evidência”, aponta Duarte.
Deixe seu comentário