Uma das maiores feiras de inovação do mundo, a South Summit 2022 foi lançada oficialmente na tarde desta quarta-feira (1º) em Porto Alegre. A primeira edição do evento na América Latina ocorrerá nos dias 29, 30 e 31 de março, no Cais Mauá.
Para viabilizar o evento nos galpões A4, A5 e A6 do Cais Mauá, o local está sendo revitalizado pela iniciativa privada sob a governança da prefeitura. Cerca de 30 empresários deverão investir aproximadamente R$ 1,5 milhão para recuperar os espaços. “Contaremos com a iniciativa privada para reformar os três pavilhões. O visual industrial do Cais é um dos atrativos, pois simboliza essa transformação da cidade, que tem um passado econômico forte, com base industrial, mas que se lança para um futuro tecnológico”, salienta o vice-prefeito, Ricardo Gomes.
O South Summit deve reunir milhares de pessoas, 150 palestrantes em um total de 5 mil metros quadrados, proporcionando uma maior valorização do Centro Histórico. “Estamos muito satisfeitos em realizar o evento no Centro da nossa Capital, aproximando sociedade e investidores. Vemos com alegria, respeito e admiração o que foi feito no RS no passado, mas vivemos de futuro, e precisamos conectar nosso Estado com o futuro. Trazer a South Summit para Porto Alegre é colocar o Estado como referência mundial em inovação e tecnologia”, disse Leite.
O anúncio da data e da sede foi feito na presença da fundadora do South Summit, María Benjumea, que está em Porto Alegre há três dias, juntamente com a CEO do evento, Marta Castillo. Benjumea elogiou a cidade e a integração existente entre município, estado, universidades e empresas para a realização da Feira. “Para nós do South Summit esse é um sonho que está se tornando realidade. É muito gratificante ver o alinhamento de todos os atores para fazer algo que será uma referência no ramo da inovação. Queremos reunir aqui todo o ecossistema, e assim, como fizemos no evento em Madri, atrair o maior número de investidores e startups para que todos vejam as oportunidades incríveis que existem aqui”, afirmou.
O evento – Pela primeira vez, o South Summit será realizado na América do Sul. Conforme a organização, a escolha de Porto Alegre se deu porque a cidade possui um ecossistema de inovação que conta grandes parques tecnológicos e mais de 1 mil startups. O Brasil é considerado o maior ecossistema da América Latina, sede de mais de 20 unicórnios, ou seja, empresas avaliadas em mais de US$ 1 bilhão de dólares. Segundo Marta del Castillo, CEO do South Summit, o evento será um atrativo do ecossistema brasileiro para investidores, empresários e startups europeias.
O South Summit é reconhecido como uma plataforma global para inovação e conexões entre os principais participantes do ecossistema global, startups, corporações e investidores para gerar resultados e negócios. A iniciativa, criada pela Espanha Startup em 2014, está sediada em Madrid e estende sua rede de conexão para o resto do mundo. A edição do evento de 2020, realizada de forma digital, reuniu mais de 52 mil espectadores.
Foto: Cesar Lopes / Divulgação Prefeitura de Porto Alegre
Deixe seu comentário