O rascunho que pode indicar o fim do direito ao aborto nos Estados Unidos, vazado pelo site Politico nesta segunda-feira (2), provocou reações pelo país. O portal G1 obteve uma versão, ainda não divulgada oficialmente, de um rascunho do relatório do ministro Samuel Alito. No texto, o juiz afirma que há maioria na Corte para derrubar a antiga decisão, conhecida como Roe versus Wade.
O documento vazado gerou uma série de reações entre os principais nomes na política dos EUA e da luta por direitos civis. Confira algumas das declarações:
Hillary Clinton, ex-secretária de Estados dos EUA
“Esta decisão é um ataque direto à dignidade, direitos e vida das mulheres, para não mencionar décadas de leis estabelecidas. Matará e subjugará as mulheres, mesmo que a grande maioria dos americanos pense que o aborto deveria ser legal. Que desgraça total”.
Elizabeth Warren, senadora (democrata)
“Uma Suprema Corte extremista está prestes a derrubar #RoeVWade e impor suas visões impopulares e de extrema direita em todo o país. É hora de os milhões que apoiam a Constituição e o direito ao aborto se levantarem e fazerem suas vozes serem ouvidas. Voltar, nunca.”
Tom Cotton, senador (republicano)
“A Suprema Corte deve chegar ao fundo desse vazamento, usando todas as ferramentas de investigação necessárias. Rezo para que a Corte siga a Constituição e permita que os estados protejam novamente os nascituros. Vida.”
Alexis McGill Johnson, presidente do Grupo de Defesa do Aborto Planejado
“Esta opinião vazada é horrível e sem precedentes, e confirma nossos piores medos. Embora tenhamos visto o que está escrito na parede por décadas, não é menos devastador, e ocorre no momento em que grupos antiaborto revelam seu plano final para proibir o aborto em todo o país. (Nós) continuaremos a lutar como o inferno para proteger o direito de acesso seguro e legal ao aborto”.
Centro Nacional do Direito da Mulher
“A linguagem do projeto de parecer que vazou da Suprema Corte é ultrajante, irresponsável e chocante. Qualquer juiz que assine este parecer está alimentando o dano e a violência que acontecerá às pessoas que engravidarem neste país”.
União da Liberdade Civil
“Se a Suprema Corte realmente emitir uma opinião majoritária nos moldes do rascunho vazado de autoria do juiz Alito, a mudança nas placas tectônicas dos direitos ao aborto será tão significativa quanto qualquer opinião que a Corte já tenha emitido”.
Foto: SHAWN THEW | Crédito: EPA
Deixe seu comentário