Vinícola gaúcha celebra 40 anos e também comemora  1ª DO exclusiva de espumantes do Novo Mundo

Vinícola gaúcha lança seus novos rótulos de vinhos e espumantes e celebra a 1ª DO exclusiva de espumantes do Novo Mundo para os Altos de Pinto Bandeira

A Don Giovanni, hoje com mais de 50 hectares, sendo 14 de vinhedos, na sua maioria de Pinot Noir e Chardonnay. O terroir de Pinto Bandeira é um dos melhores do Brasil para o cultivo dessas uvas, que se tornam excelentes vinhos base para a espumatização. Além dessas variedades, a propriedade possui vinhedos Cabernet Franc, Merlot e Ancelotta e um vinhedo histórico de uva Isabel, implantado em 1955. 

A elaboração de espumantes representa 80% da produção da vinícola. O foco está no método tradicional e a produção anual gira em torno de cem mil garrafas. A cave foi transformada em enoteca, onde são guardados vinhos desde a safra de 1990. Atualmente, a vinícola conta com 5 degustações, algumas realizadas dentro da cave, um local cheio de história. A vinícola também conta com experiências gastronômicas no restaurante Nature, sob comando do chef Rafael Jacobi.  

A propriedade possui um casarão construído em 1930 e que foi transformado em pousada em 1195. Com sete quartos especiais, sala de estar, laleiras, piano e no jardim, um lindo tabuleiro de xadrez. Excelente exemplo de originalidade e hospitalidade que atrai os turistas em busca da tranquilidade do local. 

Entre as vinícolas mais respeitadas da produção nacional, a Don Giovanni completa 40 anos de atividades ininterruptas. “São 40 anos de história que merecem ser comemorados. Todos os nossos consumidores e visitantes fazem parte desta história! Esse momento marca uma celebração para homenagear a Don Giovanni, mas sobretudo, a todas as pessoas e profissionais que passaram e passam por aqui”, disse Daniel Panizzi, diretor da vinícola. 

A Don Giovanni produz 120 mil garrafas por ano. A cada ano, cerca de 40 mil visitantes passam pelo local. O complexo enogastronômico Don Giovanni tornou-se referência para centenas de turistas do Brasil e do exterior. O terroir local chama a atenção também, internacionalmente, pela sua expressividade e características únicas conferidas à produção. A qualidade está na essência e no DNA da Don Giovanni, que já provou o seu potencial como produtora de espumantes. O crescimento do número de turistas na vinícola Don Giovanni se deve também, em virtude da presença do restaurante Nature Gastronomia, capitaneado pelo chef Rafael Jacobi. Localizado dentro da propriedade, o espaço oportuniza uma integração entre a natureza e o cenário exuberante dos vinhedos da vinícola Don Giovanni. Com horários estendidos, permitindo degustar vinhos e espumantes com calma, fora das janelas convencionais de almoço e jantar, algo inovador na região. 

Altos de Pinto Bandeira obtém 1ª DO exclusiva de espumantes do Novo Mundo

Reconhecimento publicado na Revista da Propriedade Industrial foi festejado pelas vinícolas Aurora, Don Giovanni, Geisse e Valmarino, que passam a exibir nos rótulos de seus espumantes únicos a distinção que eleva e consolida a posição da região e do Brasil no universo da bebida. Foram 10 anos de maturação. Desde que a Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira (Asprovinho) deu o primeiro passo na busca da obtenção da Denominação de Origem (DO) Altos de Pinto Bandeira, ainda em 2012, o trabalho nunca mais parou. Esta década serviu para consolidar processos já adotados pelos produtores, conscientes de suas condições privilegiadas de terroir – solo, clima e homem -, ideais para a elaboração de espumantes naturais de excelência. Daqui para a frente, toda garrafa de espumante natural que nasce nesta região delimitada e exibe o Selo da DO estará entregando a garantia da procedência e qualidade das uvas, assim como de cada etapa do caminho, do vinhedo à taça. 

Para ter direito ao uso do Selo da DO em seus espumantes naturais, as vinícolas Aurora, Don Giovanni, Geisse e Valmarino têm que cumprir regras rigorosas de controle, desde o cultivo das uvas até o engarrafamento. O saber fazer agrícola, vitícola e vinícola deve estar em perfeito equilíbrio durante todo o processo. Tudo começa com as variedades autorizadas – Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico – que, além de serem cultivadas na área geográfica delimitada, também precisam ser conduzidas pelo método espaldeira. A interação clima-solo-videira é o que confere as características particulares necessárias para a elaboração do vinho base que vai originar o espumante natural dos Altos de Pinto Bandeira. O resultado são uvas com maturação moderada e composição equilibrada entre acidez e açúcar, com precursores aromáticos que resultam em qualidades e características de cor, aroma, paladar e estrutura determinadas pelo meio geográfico. Para completar, destaque para a atividade do homem que revela e evidencia, através de sua sensibilidade e conhecimento, a identidade do local.

Serviço

Don Giovanni VRS 805 – Linha Amadeu (28) – Km 12 Pinto Bandeira – RS Fones: + 55 (54) 3455.6293 e 3455.6294 / www.dongiovanni.com.br  / Don Giovanni nas Redes Sociais – Instagram @vinicoladongiovanni. No Facebook Vinícola Don Giovanni

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.