Rio de Janeiro inaugura Hospital Veterinário de Santa Cruz

Inaugurou, neste sábado (04/02), o Hospital Veterinário de Santa Cruz, que funcionará nas dependências do Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho (CCZ). A nova unidade, administrada pelo Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (Ivisa-Rio), tem capacidade para atender cerca de 80 animais com consultas veterinárias, exames, cirurgias eletivas, curativos, aplicação de medicamentos e vacinação antirrábica. 

–  Que bom a gente poder prestar um serviço de qualidade para os nossos animais. É muito bom ver os nossos animais serem tratados com carinho e respeito, isso é muito importante na vida das pessoas. Quero parabenizar todo o time da Saúde, conte sempre com a gente – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Por ser um centro de controle de zoonoses (doenças transmitidas de animais para humanos), o CCZ realiza apenas atendimento para tratamento de esporotricose, zoonose grave de maior incidência em gatos. O novo hospital veterinário amplia o serviço para a oferta de atendimento clínico generalista, com uma equipe de quatro médicos veterinários atendendo das 8h às 17h. Além disso, o centro cirúrgico, que hoje realiza cerca de mil cirurgias de castração por mês, agora ganha novo suporte para procedimentos cirúrgicos eletivos. A nova unidade também realizará exames de ultrassonografia e raios-x e coleta de material para exames de sangue.

As obras no CCZ para adaptação do espaço onde passa a funcionar o Hospital Veterinário de Santa Cruz foram realizadas pela Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe). Foram feitas revisões das redes elétricas e hidrossanitárias, recuperação do emboço e pintura, reforma dos banheiros e instalação de piso vinílico e bancadas de granito nos consultórios, além de colocação de guarda-corpo na rampa de acesso. Também foram instalados extintores para o combate a incêndios. O investimento foi de R$ 301 mil.

–  O hospital veterinário é um ganho para toda a cidade. Neste local, serão realizados exames, consultas  e outros procedimentos. Além das cirurgias de castração que já acontecem aqui, o centro cirúrgico ganhou suporte para realizar outros procedimentos – disse o secretário de Saúde, Daniel Soranz.

Foto: Fabio Motta/Prefeitura do Rio

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.