- Em um mundo cheio de novidades em experiências digitais o metaverso vem se destacando como uma real possibilidade de transformar a forma como trabalhamos e nos divertimos. O Diretor de desenvolvimento de negócios da Bizzlogic GmbH, Johannes Crilly é o responsável por apresentar a plataforma da empresa para novos clientes, desenvolvendo projetos com eles e sendo consultor de aplicações no metaverso. A Bizzlogic é uma plataforma de metaverso usada hoje pelas principais empresas do mundo. Segundo ele o propósito da empresa é permitir que os clientes criem experiências on-line notáveis para seus usuários. Em entrevista exclusiva para o Pluminews ele nos conta um pouco mais sobre esse novo universo:
Quais são as maiores oportunidades e vantagens do metaverso para as empresas no futuro próximo e no longo prazo?
Atualmente acho que o metaverso e suas oportunidades ainda não estão sendo usadas em toda sua potência. O metaverso é um espaço digital inteiramente novo que pode revolucionar a forma como trabalhamos e interagimos, mostrando lugares e objetos no mundo virtual da mesma forma que os sites o fizeram. A vantagem do futuro próximo é que ninguém ainda descobriu todo potencial dessa ferramenta, então não há respostas erradas ou certas. Uma vez que as pessoas percebem que entrar no metaverso como um host ou como um usuário é superfácil na maioria das vezes, o ceticismo é perdido rapidamente.
A longo prazo o metaverso oferece uma maneira totalmente nova de construir comunidades, envolver usuários e branding. Ele faz isso, de uma maneira diferente do que todos conhecemos na web, onde as cores, fontes, imagens, efeitos e conteúdo certos são importantes e intensificam ainda mais a experiência geral que você terá ao acessar determinados metamundos. Acho que tópicos como gamificação de design de nível (arquitetura, iluminação) e interação pessoal farão a diferença conforme seus avanços.
Quais são os aspectos mais problemáticos do metaverso para os usuários e para a sociedade?
No momento, é a imprensa negativa alimentando os “haters”. Da mesma forma que ninguém sabia como usar/monetizar a internet no começo – ninguém descobriu a melhor maneira de usar o metaverso ainda. Os primeiros adaptadores são NFT, Crypto e Comunidade Blockchain. Embora todos esses conceitos provavelmente desempenhem um papel no futuro do metaverso, o hype inflado em torno desses tópicos azedou e muitos se tornaram cínicos sobre eles. Muitos dos que impulsionam o hype são jovens demais para se lembrar da bolha que estourou no início dos anos 2000, mas muitos daqueles que decidiram investir em qualquer uma dessas novas tendências ainda se lembram dos efeitos. Portanto, pode ser necessário algum esforço para sair disso. Mas, felizmente, existem alguns jogadores por aí que estão fazendo um forte esforço para mostrar o quão acessível e eficaz é o metaverso.
O metaverso ou uma infinidade de metaversos será a plataforma da próxima geração para a compra de produtos e serviços?
Por mais que todo o tópico de descentralização seja sempre uma ótima ideia, acho que uma vez que o metaverso seja realmente aceito pelas massas, você terá serviços como o google que permitirão encontrar qualquer metaespaço da mesma forma que você pode encontrar qualquer site através um motor de busca. Por enquanto, promoções, URLs especiais e códigos QR serão usados para manter os metaespaços exclusivos, mas eventualmente vejo isso mudando.
O uso comercial do metaverso está vinculado ao uso de criptomoedas?
Não. Pode ser em algum momento. Mas acredito que as empresas sempre escolherão o caminho mais seguro e lucrativo. Seria ótimo se as criptomoedas um dia alcançassem esse nível de estabilidade para que pudessem ser adaptadas. Mas para um futuro próximo não vejo isso acontecendo.
O metaverso substituirá as mídias sociais?
Eu não acho. Se eu quiser ver as fotos que meu amigo postou da viagem que fez, ou o vlog do meu criador de conteúdo favorito, sempre será mais rápido pegar meu telefone e abrir um aplicativo. Posso ver o metaverso criando um novo tipo de mídia social, mas não estou disposto a apostar como isso poderia parecer neste momento.
Como será o marketing do metaverso? As marcas precisam de novas estratégias de marketing para o metaverso?
As marcas terão que se dedicar muito mais a tópicos como game design, arquitetura e experiência do usuário. Eles precisam mudar suas estratégias de marketing para o metaverso? sim…mas muitos dos aprendizados que temos de projetar jogos, estandes de feiras, showrooms e lojas de rua podem ser adaptados…mas haverá novos.
Fotos: Bizzlogic
Deixe seu comentário