A vice-presidente-executiva da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, afirmou nesta sexta-feira (17) que é preciso “acelerar” o acordo entre a União Europeia e o Mercosul.
Margrethe Vestager deu a declaração em Brasília, segundo o G1, após participar de uma reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin.
O acordo Mercosul-União Europeia é negociado desde 1999. Vinte anos depois do início das conversas, em 2019, os blocos finalizaram as negociações comerciais e, um ano depois, os chamados aspectos políticos e de cooperação. Desde então, o acordo está em fase de revisão.
“Para nós, finalizar as negociações do acordo Mercosul União Europeia é absolutamente prioritário. É um momento muito importante para acelerar a finalização e este é o momento para fazer as coisas acontecerem”, afirmou a enviada da Comissão Europeia.
Intensificação de tratativas
Na semana passada, os chamados “negociadores-chefes” do acordo Mercosul-União Europeia se reuniram em Buenos Aires, na Argentina. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, as negociações deverão ser “intensificadas” a partir de agora.
A questão ambiental está entre os entraves para a conclusão do acordo. Diante disso, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, já declarou que atuará para tentar destravar o acordo e concluir as negociações.
Foto: União Europeia, 2021
Deixe seu comentário