Essa receita pode ser consumida por quem tem intolerância ao Glúten ou para quem evita ou deixou de consumir esse nutriente.
O glúten é uma proteína presente em alguns cereais, como farinha de trigo e cevada. Em pessoas com intolerância ao nutriente ou doença celíaca, esta proteína causa graves problemas digestivos. Mas o nutriente não está presente em raízes como a mandioca. Como é produzida a partir da mandioca in natura e não tem a adição de conservantes ou qualquer outro ingrediente, a Tapioca é totalmente livre de glúten.
O costume de comer nhoque todo dia 29 do mês nasceu da lenda de São Pantaleão. Peregrino e aparentemente pobre, ele teria sido acolhido na casa de uma família, que o convidou para jantar. Como havia poucos nhoques, o dono da casa serviu apenas sete em cada prato, dividindo igualmente entre todos. São Pantaleão foi embora satisfeito e deixou moedas sob os pratos para que a família pudesse comprar grande quantidade de alimentos.
E é por isso que, todo dia 29, muita gente degusta, no jantar, um nhoque delicioso com moedas sob o prato, para dar sorte. Não é porque você não pode comer alimentos com Glúten que vai perder a tradição, certo?
Nhoque sem glúten com manjericão Da Terrinha
Ingredientes:
- ½ xícara de chá de goma de tapioca hidratada
- 2 xícaras de chá de batata doce ou inglesa cozida e amassada
- 1 colher de sobremesa de manjericão desidratado
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 colher (chá) de sal
Modo de preparo:
- Misture a tapioca, a batata doce, o azeite, o sal e o manjericão até obter uma massa homogênea;
- Molde o nhoque em bolas com cerca de 3 cm de diâmetro;
- Em água, ferva as bolas de nhoque em pequenas quantidades, até que subam para a superfície.
- Grelhe levemente os nhoques na manteiga, arrume nos pratos e cubra com molho bem quente de tomate pelado em cubos (napolitano) ou tradicional (sugo). Sirva em seguida.
Serviço: Terrinha Alimentos
Deixe seu comentário