Desde março deste ano, clientes das empresas participantes do Open Insurance têm a opção de autorizar o compartilhamento de informações relativas a seu cadastro e produtos de seguros, previdência e capitalização entre empresas participantes.
Dessa forma, histórico de pagamento de prêmios, coberturas contratadas e sinistros ocorridos podem ser divididos entre as seguradoras. O processo de compartilhamento será iniciado pelos dados cadastrais e pelo Seguro Residencial, sendo os demais produtos adicionados conforme o cronograma estabelecido pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). O compartilhamento será feito em cinco etapas e tem conclusão prevista para junho de 2023.
O Open Insurance é um sistema aberto de tecnologia que permite o compartilhamento de informações entre empresas do sistema de seguros e outras autorizadas e credenciadas pela SUSEP para oferecer o serviço de agregação de dados e representação do cliente. A plataforma utiliza tecnologias como blockchain, inteligência artificial e análise de dados para auxiliar seguradoras na oferta de produtos mais personalizados e acessíveis.
Com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o objetivo do Open Insurance é melhorar a experiência do cliente e facilitar o processo de tomada de decisão em relação a produtos de seguros e serviços das seguradoras. Ao mesmo tempo, a iniciativa busca tornar a oferta de seguros mais competitiva, seguindo um modelo semelhante ao Open Banking, voltado para instituições financeiras.
Deixe seu comentário