Foto: Divulgação
No Rio de Janeiro, uma exposição no Museu Histórico Nacional apresenta fotografias de atletas olímpicos brasileiros em treinamento. A mostra, que vai até 29 de setembro, destaca momentos de habilidade e dedicação, como a sintonia das ginastas rítmicas, a concentração de Ingrid Oliveira no salto ornamental e o voo de Rayssa Leal no skate.
O fotógrafo carioca Gustavo Malheiros e sua equipe viajaram por diversos centros de treinamento em cidades como Aracaju, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte. O objetivo era documentar a rotina de preparação dos atletas para os Jogos Olímpicos de Paris. O resultado desse trabalho é a exposição “Olímpicos”, que também foi transformada em um livro. São 35 fotografias em preto e branco que retratam uma delegação brasileira majoritariamente feminina, algo inédito na história do país.
Gustavo Malheiros, que já havia documentado as preparações para os Jogos Olímpicos do Rio 2016 e Tóquio 2020, destaca a importância de contar a história de superação dos atletas. Ele menciona que a exposição no Museu Histórico Nacional inclui fotos em grande formato, bem iluminadas, e uma cenografia especial. Além disso, uma sala exibe uma projeção das fotos acompanhada por uma música composta por Marcos Santos, criando uma experiência imersiva.
A curadoria da exposição é de Milton Guran, fotógrafo e antropólogo brasileiro com mais de 50 anos de carreira. Guran ressalta que a mostra celebra a resiliência e a determinação das atletas, qualidades que também são refletidas no trabalho de Gustavo Malheiros. Ele observa que o vigor, a excelência técnica e a perseverança são características essenciais tanto para os atletas quanto para o fotógrafo.
Entre as modalidades retratadas na exposição estão canoagem, judô, badminton, natação, vôlei de praia e ciclismo. A entrada para a exposição é gratuita.
Deixe seu comentário